Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Gurupi está entre 63 delegações de cidades tocantinenses que participam do lançamento do programa do Governo Federal DNA do Brasil. O evento que ocorre durante toda esta terça-feira, 22, em Porto Nacional tem entre as finalidades atuar no desenvolvimento dos talentos esportivos e vocacionais de crianças e adolescentes. Profissionais de Educação Física de 15 unidades escolares da rede municipal de ensino de Gurupi participam de uma formação incluída na programação.

Entre os temas tratados no lançamento está a análise de dimensões centrais do desenvolvimento humano nas áreas de saúde e físico-motor. “Esse programa é de grande importância para os nossos alunos. Vamos poder detectar logo na primeira infância e poder trabalhar as habilidades para desenvolvê-las da melhor forma possível. Nossos professores já estão prontos para começar a colocar em prática as metodologias desse programa”, explicou Monia Praxedes, supervisora de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (Semeg).

Está entre as metas do DNA Brasil a produção de conhecimento científico a partir de um trabalho de qualificação de profissionais da educação básica. “A Secretaria Municipal da Educação tem fortalecido esse trabalho dos nossos profissionais de Educação Física, com esse programa teremos ainda o fortalecimento do vínculo com a Educação do município dando possibilidade para que os nossos estudantes possam ser reconhecidos no esporte. Será um celeiro para descoberta de novos talentos e é isso que nós queremos fazer, que esses alunos sejam alcançados nesse projeto e assim, tenhamos resultados no nosso desporto em Gurupi levando a cidade para etapas estaduais e nacionais”, disse o Secretário Municipal da Educação. 

Abrangência

Em todo o Tocantins 235 escolas foram incluídas no programa e a estimativa é que cerca de 46 mil crianças, adolescentes e jovens, com idades entre de 6 e 17 anos sejam atendidas. O Programa DNA do Brasil tem como objetivo atender crianças em situação de vulnerabilidade, trabalhando pelo desenvolvimento dos talentos esportivos e vocacionais.