Em função da alta produtividade no ano de 2021, a Seção Judiciária do Tocantins (SJTO) recebeu, pela segunda vez, o Selo Diamante - premiação máxima do Programa Estratégia em Ação, oferecido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região às unidades da Justiça Federal presentes nos 14 estados que compõem a 1ª Região. Na modalidade Seções Judiciárias, a SJTO foi a única a conquistar o Selo Diamante, seguida pela Seção Judiciária de Rondônia, com o Selo Ouro; pela Seção Judiciária de Roraima, que obteve o Selo Prata; e pela Seção Judiciária de Minas Gerais, que ganhou o Selo Bronze.
Para o diretor do Foro da SJTO, juiz federal Eduardo de Melo Gama, a premiação é motivo de orgulho e motivação. “Os últimos dois anos foram de muito sacrifício para toda a população. Magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários da Justiça Federal no Tocantins deram tudo de si para que os serviços voltados à comunidade continuassem sem prejuízos. O Selo Diamante mostra que esse empenho foi além do normal, foi mais uma prova de que essa equipe é uma as melhores do Brasil, entre todas do Poder Judiciário nacional. Todos estão de parabéns”, destaca.
O resultado final do prêmio foi divulgado na última terça-feira (22), após ser homologado pelo presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes.
Varas premiadas
Todas as varas e relatorias da Turma Recursal da Justiça Federal no Tocantins foram premiadas na modalidade que avalia o desempenho individual de cada unidade jurisdicional. Foram 11 selos, sendo sete na categoria Diamante, três na categoria Ouro e um na Bronze. Confira abaixo a lista com as unidades premiadas:
Modalidade Seções Judiciárias:
Seção Judiciária do Tocantins: pontuação 79,0 - Selo Diamante;
Seção Judiciária de Rondônia: pontuação 78,0 - Selo Ouro;
Seções Judiciárias de Roraima: pontuação 76,7 - Selo Prata;
Seção Judiciária de Minas Gerais: pontuação 76,5 - Selo Bronze.
Modalidade Unidades Judiciárias:
Selo Diamante
1ª Vara Federal - SJTO, Palmas;
3ª Vara Federal (JEF) - SJTO, Palmas;
5ª Vara Federal (JEF) - SJTO, Palmas;
Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi;
1ª Relatoria da Turma Recursal do Tocantins;
2ª Relatoria da Turma Recursal do Tocantins;
3ª Relatoria da Turma Recursal do Tocantins.
Selo Ouro
1ª Vara da Subseção Judiciária de Araguaína;
2ª Vara Federal - SJTO, Palmas;
4ª Vara Federal - SJTO, Palmas.
Selo Bronze
2ª Vara da Subseção Judiciária de Araguaína.
O Selo Estratégia em Ação
A premiação foi instituída para incentivar o conhecimento, a gestão e o cumprimento das metas estratégicas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ nas unidades jurisdicionais do TRF da 1ª Região. São quatro categorias de Selos de premiação: Diamante, Ouro, Prata e Bronze, nas modalidades Seções Judiciárias e Unidades Judiciárias.