Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Sebrae/TO

Foto: Sebrae/TO

A cerimônia de abertura oficial do Seminário Líderes da Educação e Prêmio Educação Empreendedora aconteceu na noite dessa quinta-feira (31), em Palmas/TO. Na oportunidade foi assinado um termo de parceria entre Governo do Tocantins e Sebrae para implementação do Novo Ensino Médio – Educação Empreendedora, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na rede Estadual de Educação.

Prestigiaram o evento o governador Wanderlei Barbosa; a senadora Kátia Abreu; o secretário da Educação Fábio Vaz; os deputados estaduais Amélio Cayres, Leo Barbosa, Olyntho Neto e Ricardo Ayres; os diretores do Sebrae, Moisés Gomes e Eliana Castro, entre outras autoridades.

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, destacou a trajetória da instituição na área da educação. “Em 2021, ainda vivendo o final uma pandemia, capacitamos mais de 39 mil alunos em escolas municipais, porque naquela época não tínhamos a parceria que estamos assinando hoje, que vai levar a Educação Empreendedora para 294 escolas estaduais, 4.400 professores e 68 mil alunos e sem deixar de atender, também, as escolas municipais. Contamos com o apoio de vocês, professores, que são os protagonistas da construção de um futuro melhor para o Tocantins”.

Fábio Vaz, secretário Estadual da Educação, ressaltou que um novo tempo se abre nesse pós-pandemia e o Sebrae é um apoiador nesse recomeço. “O Sebrae é um parceiro que pode fazer muito pela educação com sua expertise no empreendedorismo e vocês, diretores, professores, que estarão se capacitando no Seminário de Líderes, são fundamentais nesse processo de educação de qualidade”, diz.

Ao falar diretamente aos profissionais da educação, a senadora Kátia Abreu afirmou que a parceria do Estado com o Sebrae é também a sinalização para solucionar uma preocupação sobre o futuro dos jovens na escola. “Investir na educação empreendedora é uma forma de trazê-los e inovar e trazer de volta para a escola os estudantes que se afastaram por conta da pandemia e tanto outros que são vítimas de evasão escolar”, pontuou.

O governador Wanderlei Barbosa reforçou que “essa parceria com o Sebrae é para o professor, que também é um empreendedor da educação” e destacou que “essa é uma instituição séria, de credibilidade nacional e o que nós queremos é que todos os nossos professores estejam alinhados nesse viés de ensinar, de empreender e se qualificar para transmitir conhecimento com qualidade”.

Prêmio Sebrae Educação Empreendedora

Foram reconhecidas e premiadas com troféu as melhores práticas de Educação Empreendedora. A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro iniciou o momento de anúncio da premiação destacando o objetivo de “reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos”. Além disso, o Prêmio também tem o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações em outros lugares.

Confira os vencedores de cada categoria:

Ensino Fundamental I

Sônia da Silva Barbosa, da Escola Especial um Passo Diferente (APAE) Tocantinópolis. Projeto “Empreender e incluir com um passo diferente”.

Ensino Fundamental II

Marlize Kohtz Frank, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, Palmas. Projeto “O ensino da matemática financeira para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na perspectiva de compra e venda de picolés”. (Ouro)

Ulisses Queiroz Parreira, da Escola Sesi Marlei Maria, Araguaína. Projeto "A captação e reutilização da água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado, mediante a automação por dispositivos eletrônicos de baixo custo". (Prata)

Sammarina Elias Furtado Leite, da Escola Sesi Araguaína. Projeto "Desafio Literário" (Bronze)

Ensino Médio

Wlliobson Pereira Leite, da Escola Sesi Marlei Maria, Araguaína. Projeto “O processo formativo na construção de dispositivos robóticos – uma abordagem interdisciplinar”.

Ensino Médio Profissional

Eduardo Carvalho Dias, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Dianópolis. Projeto “Atendimento e orientação em ações de extensão tecnológica durante a pandemia para as associações de artesanato e da agricultura familiar na região sudeste do Tocantins”.

Ensino Superior

Chryss Ferreira Macêdo, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Palmas. Projeto “Semana Integrada da Unitins 2021/2”. (Sebrae Tocantins)

(Foto: Divulgação Sebrae/TO)