Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O projeto ‘O ensino da matemática financeira para alunos do 9º ano na perspectiva de compra e venda de picolés”, implementado pela professora Marlize Kohtz Frank, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, em Palmas, conquistou a medalha de ouro na categoria Ensino Fundamental II do prêmio Sebrae Educação Empreendedora, promovido pela entidade e pelo Governo do Estado. A premiação aconteceu na noite da última quinta-feira, 31, em Palmas. 

O Prêmio Sebrae Educação Empreendedora premiou as melhores práticas de educação empreendedora no estado, reconhecendo e valorizando os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras aos alunos. No projeto da escola municipal, a matemática financeira é abordada por meio da resolução de problemas na perspectiva da compra e vendas de picolés, trazendo problemas do cotidiano dos discentes para a sala de aula. A prática promove momentos de reflexão em relação aos conteúdos programados e atuação no mundo em que estão inseridos, incentivando a aprendizagem da disciplina

A implantação do projeto considerou que as turmas de 9º ano trabalham com a venda de picolés durante o ano letivo com o objetivo de arrecadar recursos para a festa de formatura no final do ano. A escolha de trabalhar educação financeira utilizando essa ação que se desenvolve todos os anos, além de auxiliar as famílias no pagamento desta festa, também aproveita o empenho na aprendizagem e prática de conteúdos matemáticos, bem como de outras práticas de empreendedorismo.

Segundo a professora Marlize, buscar alternativas para trabalhar este tema com os alunos foi um de seus maiores desafios. “Implantar este projeto possibilitou não só aos alunos, mas, especialmente a mim, a vivência com uma temática pouco comum na rotina da sala de aula, embora imersa por completo na vida pessoal. Tive de sair da minha zona de conforto, da rotina tradicional de ensinar para ir além”, conta.

Parceria

A continuidade do projeto, para o ano letivo de 2022, acontece na Escola Municipal Luiz Gonzaga e inclui uma parceria com o Sicredi e trará inovações. Além de incluir como temas treinamento de líderes, funções de caixa, controle de estoque, organização na limpeza e secretária, esta nova fase também irá abordar com os alunos outras vertentes da matemática financeira, como negociações no preço de compra e venda, lucro, pagamentos, construção de gráficos, tabelas e juros.