Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para a 2° edição do Prêmio Educador Transformador estão abertas até o próximo dia 5 de fevereiro. A iniciativa, realizada pelo Sebrae e que também conta com o apoio da Bett Brasil e o Instituto Significare, busca identificar, reconhecer e divulgar projetos educacionais inovadores que estejam alinhados aos princípios da Educação Empreendedora, além de serem desenvolvidos por professores em instituições de ensino públicas ou privadas.

O professor candidato poderá inscrever um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os projetos inscritos serão avaliados com base em critérios que incluem a relevância e o impacto do projeto, inovação e criatividade, envolvimento da comunidade escolar, desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Izana Assunção, analista do Sebrae, ressalta que o prêmio Educador Transformador é uma oportunidade para os profissionais de Educação do Tocantins serem reconhecidos pelos seus trabalhos inovadores. “Professores inscrevam seus projetos e façam parte dessa transformação educacional e para o Sebrae Tocantins é um orgulho conhecer e reconhecer projetos tão lindos e expiradores”, pontua.

Na edição anterior, cerca de 2.9 mil projetos foram inscritos em todo País. Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais, regionais e nacional. O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o fim de abril, durante a 29ª edição do Congresso Internacional Bett Brasil, que acontecerá em São Paulo/SP. Os três primeiros colocados em cada uma das sete categorias receberão certificado de participação. O primeiro colocado receberá troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação e um notebook.

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Edleide Alves, destaca a relevância de realizar premiações que estimulem ainda mais os educadores em sala de aula. “É um reconhecimento a esses atores indispensáveis à qualidade da escola, o berço de futuro. Por meio do desenvolvimento de um projeto educacional, da prática em sala de aula, com a mobilização de saberes, habilidades e comportamentos, é possível gerar pequenas conquistas que transformam a realidade daquela escola, da comunidade e do país”, ressalta.

Para realizar a inscrição, acesse o site oficial do Prêmio Educador Transformador. “Juntos, podemos fazer a diferença na educação do Tocantins e inspirar a próxima geração de empreendedores e inovadores”, finaliza Izana.

Educação Empreendedora Sebrae

Criado em 2013 pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Hoje chamado de Programa Educação Que Transforma, já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação, com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas. Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país, sendo conteúdo transversal no documento. (Sebrae Tocantins)