Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Com a redução progressiva dos casos de covid-19 e internações, bem como o avanço da vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) retoma a partir desta segunda-feira, 04, os atendimentos da Atenção Básica na Unidade de Saúde da Família (USF) da 503 Norte, que atendia como Unidade Sentinela. Os pacientes com síndromes gripais leves e suspeita para a covid-19 passam a ser atendidos em todas as 34 USFs da Capital de segunda a sexta-feira. 

A Semus informa que dessa forma, os pacientes que necessitarem de atendimento nos finais de semana (sábados e domingos) e feriados deverão procurar as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) Sul, Norte e a UPA Taquaralto.

Na USF serão retomados os atendimentos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), tais como atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, pré-natal, puericultura, pacientes em tratamento de hanseníase e tuberculose, vacinação, dentre outros serviços de saúde. Os moradores da área de abrangência da unidade que eram atendidos em outras USFs podem buscar pelo serviço a partir desta segunda.

Nesta segunda-feira, a população poderá comparecer às USFs por demanda espontânea para realizar os testes para detecção da Covid-19. Para facilitar a organização das unidades, ainda nesta segunda estará disponível o agendamento online, para realização da testagem a partir de terça, com exceção das USFs Mariazinha, em Buritirana, Walterly Wagner, em Taquaruçu Grande e Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, que seguirão atendendo por demanda espontânea.