Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: TRE/TO

Foto: TRE/TO

Lideranças indígenas de todo o estado estão em Palmas, nesta terça e quarta-feira (5 e 6/4), para a Reunião de avaliação das ações de educação política do Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas da Justiça Eleitoral do Tocantins. A abertura do encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (5/4), no auditório do TRE-TO. Cerca de 45 indígenas estiveram presentes, representando 24 comunidades.

Ressaltando a importância dos valores da diversidade e da inclusão para o fortalecimento da democracia, o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a experiência vivida em ações executadas em aldeias indígenas de norte a sul do Estado. “Pude ver pessoalmente a alegria e receptividade em cada povo visitado. Agora é com essa mesma alegria e hospitalidade que recebemos cada um de vocês aqui na sede da Justiça Eleitoral do Tocantins para juntos realizarmos este evento multicultural e interdisciplinar, que certamente resultará no aprimoramento das ações dirigidas aos indígenas”, destacou.

A participação dos povos originários no processo político também foi incentivada pelo vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier. “Uma democracia forte e legítima envolve necessariamente a participação organizada e consistente dos povos indígenas, que podem e devem eleger seus representantes nas Eleições que se avizinham. Espero que em 2023 eles tenham mais representantes no Poder Legislativo e no Poder Executivo”, declarou.

Criado em 2017, o programa tornou-se uma ação permanente da Justiça Eleitoral e registra bons resultados em relação à participação dos indígenas nas urnas. Em 2020, 92% desses eleitores fizeram questão de votar.

“Eu fico muito feliz vendo esse projeto se frutificar. Parabenizo o Tribunal Regional Eleitoral e as lideranças indígenas aqui presentes. Vejo muita prosperidade, principalmente no Tocantins, no desenvolvimento de ações políticas e programas que promovam as culturas indígenas, que lhes deem subsistência e que possam melhorar as suas vidas a cada dia”, destacou o diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), desembargador Marco Villas Boas, presidente do TRE-TO à época do surgimento do programa.

Para o coordenador do programa, juiz eleitoral Wellington Magalhães, além de incentivar a participação dos indígenas na política o projeto fomenta a inclusão desses povos por parte de todas as instituições e a sociedade. “Queremos que todos os envolvidos no sistema eleitoral possam compreender de forma aberta a importância de dialogar com as comunidades, de respeitar seus costumes e tradições assim como a nossa Constituição prevê quanto a organização política e interna das comunidades indígenas", disse.

Da Ilha do Bananal, o cacique da comunidade Watau, Iwraru Karajá, participa do evento e frisou a importância das ações de educação da Justiça Eleitoral. “Agradeço à Deus, ao doutor Wellington e a equipe da Justiça Eleitoral que vão sempre à nossa ilha, enfrentam lama, para levar conhecimento para a comunidade. E o resultado está saindo, estamos vendo a importância da valorização dos votos indígenas. Na nossa aldeia, o “branco” ainda entra com o dinheiro e pega todas as lideranças e acabamos ficando sem apoio no final da história, mas o TRE está lutando e nos explicando sobre o assunto, então um evento como esse é muito importante, quero levar o resultado dessa reunião para a nossa comunidade”, afirmou.

Palestra

Ainda durante a solenidade de abertura, o líder indígena Benki Piyãko Ashaninka, do Acre, fez palestra sobre a participação política do indígena e o futuro da humanidade. “Hoje é momento de união de indígenas e não indígenas para que a gente possa colocar mais lideranças articuladas dentro do Congresso do nosso país. Com cada um fazendo a sua parte nós poderemos estar juntos em qualquer lugar do nosso país. Vamos trabalhar para o bem comum da humanidade e do nosso país e mostrar a nossa capacidade como ativista daquilo que a gente pensa em construir para o futuro do nosso povo”, incentivou. (TRE/TO)