A XXIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios está marcada para ocorrer de 25 a 28 de abril, em Brasília/DF. O encontro é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o objetivo de apresentar a pauta prioritária dos gestores locais aos Poderes Legislativo e Executivo, bem como aos órgãos de controle.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges, está convocando prefeitos e gestores municipais a participarem da marcha que é considerada o maior evento municipalista da América Latina e permite o diálogo direto dos gestores municipais com membros do executivo federal, como o presidente e ministros, além de deputados federais e senadores.
Ministros das altas cortes judiciárias também participam do evento, principalmente para dialogarem sobre ações em curso na Justiça, que impactam diretamente os municípios, com a redistribuição dos royalties de petróleo. “Grandes conquistas municipalistas tiveram o ponta pé inicial na Marcha, que permite que os anseios e demandas sejam apresentadas e discutidas com quem tem a capacidade de atender e solucionar. Inclusive, é oportunidade aos prefeitos de primeiro mandato prestigiarem o maior evento político do Brasil”, disse o presidente da ATM.
A marcha não pôde ser realizada nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19.
Programação
Segundo a CNM, a 23ª edição receberá os candidatos à presidência da República para debater as urgências do movimento municipalista e garantir o compromisso deles com um federalismo mais justo e equilibrado. Ainda, no que tange o Congresso Nacional, a Marcha abordará as reformas tributária, administrativa e federativa, além de outros projetos em tramitação na Câmara e no Senado, com impactos significativos para os Entes locais.
A XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorrerá no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB).
Inscrições
As inscrições estão abertas e são isentas aos prefeitos dos municípios filiados à CNM, e com desconto aos demais gestores. Vereadores e prefeitos dos Municípios não filiados à Confederação possuem descontos até o dia 8 de abril.