Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participa, a partir desta quarta-feira, 6, até sexta-feira, 8, da 6ª edição da Feira de Agrotecnologia da Região Sudeste do Tocantins, a Agrosudeste, no município de Almas.

Nesta edição da feira, além das assinaturas de termos de cooperação técnica entre o Estado e os municípios para desenvolver ações na área ambiental, a Semarh leva também atendimentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o produtor rural, assim como tira dúvidas sobre o ICMS-Ecologico e o trabalho de monitoramento qualiquantitativo realizado nas diversas bacias hidrográficas do Estado.

Para a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, a feira é uma boa oportunidade de trabalhar as questões da sustentabilidade e de promover interação com os municípios e os produtores rurais e a iniciativa privada da região Sudeste. "Por isso estamos levando nossa equipe para auxiliar o público com suas dúvidas, e orientar a população dessa região, tão importante para o desenvolvimento do Tocantins", afirma. 

Termos de Cooperação

A participação da secretaria na feira, por parte da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídrico tem na agenda a assinatura de três termos de cooperação entre a Semarh e órgãos municipais, comitês de bacia hidrográfica, instituições de ensino e iniciativa privada. O primeiro é com a Prefeitura de Natividade, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manoel Alves e o Colégio Agropecuário, para a instalação do viveiro de mudas nativas do Cerrado em Natividade, atendendo ao Projeto de Revitalização de Bacias Hidrográficas para recuperação de nascentes no Tocantins, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH).

O segundo termo é com o Colégio Agropecuário de Almas e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que objetiva montar uma unidade demonstrativa de piscicultura no município. Já o terceiro será firmado com o Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural (Ibramar) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, permitindo que sejam os responsáveis pela condução e plantio das mudas do viveiro na bacia do rio Manuel Alves. Além disso, a secretaria vai expor o trabalho de monitoramento qualiquantitativo de água dos principais rios do Tocantins.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, é muito importante essa integração da Semarh com a esfera municipal, a iniciativa privada e os comitês de bacia, que são um braço executivo da Política Estadual de Recursos Hídricos, para que as ações sejam desenvolvidas da melhor forma e garantam a disponibilidade da água em quantidade e qualidade para os diversos usos no Tocantins. 

Serviços

Pela Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade, os técnicos vão apresentar o Projeto Foco no Fogo, realizando a entrega de materiais relativos às queimadas, além de exibir vídeos das ações que foram executadas em 2021.

Já os técnicos da Diretoria de Inteligência Ambiental Clima e Floresta estarão à disposição dos visitantes realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os produtores rurais do município e sanando dúvidas sobre o ICMS-Ecológico.

Agrosudeste

A Agrosudeste envolve 22 municípios do estado sendo eles: Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do bom Jesus, Arrais, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã, Palmas e São Salvado.

Na edição de 2022, a estimativa é de receber um público de mais de seis mil visitantes aos estandes e atividades, como os dias de campo com as seguintes cadeias: Bovinocultura, Piscicultura, Fruticultura e Horticultura.