Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e o seu bebê, o pequeno Vittorio Caetano Mantoan, de apenas 4 meses, foram destaques em matéria do Fantástico, na edição deste domingo, 10. A improvisação de um quarto para a criança na própria sede da Prefeitura da Capital chamou atenção. 

Vittorio nasceu durante o mandato da prefeita e a gravidez foi uma surpresa que trouxe muitos desafios, como conta a própria prefeita na entrevista. Segundo Cinthia, sua competência também foi colocada em dúvida - também por ser mãe aos 44 anos. "Como se nós não conseguíssemos fazer gestão de uma cidade e ao mesmo tempo ser mãe", disse. 

Com o nascimento do seu filho, Cinthia não pôde desfrutar de licença-maternidade, já que Palmas não prevê a licença para a função de chefe do Executivo. A prefeita trabalhou até o dia do parto, 15 de novembro, e seu resguardo durou menos de duas semanas.

Para continuar na gestão, administrando a cidade, a prefeita Cinthia improvisou um quarto infantil na sala que pertencia à secretária-chefe de gabinete, na própria sede da Prefeitura. 

Cinthia  foi a única mulher eleita como prefeita em uma capital brasileira na última eleição municipal, em 2020. Em todo o Brasil, apenas 12% das cidades são administradas por mulheres.

Legislação Municipal 

Segundo informado na matéria, após o nascimento de Vittorio, a Câmara de Vereadores de Palmas decidiu aproveitar a revisão da Lei Orgânica do Município de Palmas para revisar também a legislação municipal referente ao tema. "O parlamento nunca necessitou de um caso como aconteceu com o nascimento do filho da prefeita. Nada mais justo, aproveitando dessa revisão e dessa construção do novo texto da Lei Orgânica do Município de Palmas, acrescentar esse direito à mulher", disse o vereador Moisemar Marinho, presidente da Comissão de Revisão da Lei Orgânica de Palmas.

Veja a matéria completa aqui