Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A exposição ‘Retratos da Terra’ chega em Palmas na quarta-feira, 13. Em exibição no Salão de Exposições da Fundação Cultural de Palmas - Espaço Cultural José Gomes Sobrinho até 13 de maio, a mostra apresenta o ponto de vista de fotógrafos convidados e 20 jovens moradores da cidade em cima da temática de alimentos, explorando os detalhes, texturas e o processo de produção das iguarias. Derivada de um projeto homônimo, a exibição é uma realização da Elo 3, com patrocínio do Rabobank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com apoio da FCP.

Ao participar de uma oficina presencial durante uma semana, os jovens receberam aprendizados técnico e prático sobre fotografia, onde puderam exercitar o registro da riqueza de alimentos de sua cidade. Em parceria com Rafael Motta, fotógrafo local convidado, os participantes registraram suas relações com os alimentos e sua comunidade.

"A juventude, sobretudo, usa a fotografia continuamente como um novo meio de comunicação social e como um ritual de comportamento. Mas, nesse excesso de imagens e informações, será que somos capazes de refletir profundamente sobre os diferentes aspectos expressivos e interpretativos que a fotografia pode oferecer? Esse projeto nos permitiu um momento para questionamentos e estudos de variados métodos nessa linguagem visual. Tendo essas perspectivas em mente, os participantes saíram com câmeras à mão para observar com atenção seu entorno e aprimorar conhecimentos”, pondera Karina Bacci.

O projeto, além de visar a formação técnica dos jovens, tem como objetivo potencializar a geração de renda dos participantes e tornar a arte da fotografia seu ofício principal. “Retratos da Terra estimula os jovens a serem cidadãos protagonistas em seus territórios, a partir do estudo da fotografia, do reconhecimento e do registro de sua comunidade. Na vivência que tivemos em Palmas, vimos que o trabalho realizado a partir da observação do processo de produção de alimentos é uma oportunidade para estes jovens resgatarem suas próprias histórias através da comida, além de ser uma forma de apurar ainda mais seus olhares”, conta Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3.

Após a finalização da mostra, ainda serão doadas câmeras fotográficas para a Escola João Paulo II, além da realização de um sorteio de equipamentos entre os jovens integrantes de ‘Retratos da Terra’.

A exposição também passou por Indaiatuba (SP), Nova Lima (MG), Barreiras (BA), Itaúnas (ES) e termina em Palmas (TO), estimulando o olhar fotográfico e artístico de jovens do País.

Sobre a Elo3

Há 18 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram @elo3cultura ou no site.