Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Cada vez menos presente nas telonas, a grande atriz vencedora do Oscar, Sandra Bullock, finalmente retornará com uma comédia romântica de ação chamada A Cidade Perdida que estreia em abril nos cinemas.

Versátil como poucas atrizes, Bullock já fez quase todos os grandes gêneros em Hollywood marcada por uma carreira de celebração - mesmo que colecione alguns projetos verdadeiramente ruins.

Recentemente muito lembrada pelo hit Bird Box da Netflix, Bullock traz muito mais do que você pode imaginar em seu currículo ostensivo e, felizmente, grande parte desses ótimos filmes você confere com os SKY Pacotes.

Separamos alguns dos principais títulos que definiram o melhor e mais diversificado talento que Bullock já trouxe para a sétima arte.

Poção do Amor Nº 9

Muito provavelmente você nunca tenha ouvido falar desse filme que era, literalmente, brinde em revistas de cinema no começo dos anos 2000 com a popularidade crescente do DVD. Essa comédia romântica flerta diretamente com o clichê do “cientista maluco” que foi explorado diversas vezes, marcado principalmente por Um Professor Aloprado.

Ainda muito no início de sua carreira, Bullock já tem a sorte de ter o papel de coadjuvante principal ao encarnar Diane. Ao lado de Paul, Diane dedica seus dias para encontrar a fórmula mágica do amor que, em forma de perfume, deixará qualquer um totalmente irresistível a quem falar com ele.

Obtendo sucesso, Diane e Paul decidem testar a nova invenção em si mesmos desencadeando uma confusão amorosa em suas vidas até perceberem que o verdadeiro amor não é uma fórmula química e que pode estar, literalmente, ao seu lado.

O Demolidor

Hoje lembrado como um cult de ação, esse clássico contando com Stallone e Wesley Snipes foi o responsável por revelar Bullock como uma estrela de ação a tal ponto que a deslanchou para outras duas grandes produções futuras.

Na obra, o assassino em série Simon Phoenix, congelado criogenicamente desde 1996, é despertado em 2032 para uma audiência de condicional. A sociedade, agora radicalmente diferente, é livre da criminalidade e a força policial praticamente não age por coerção. Enxergando essa oportunidade de ouro, Phoenix foge e começa a praticar crimes livremente, já que a polícia não tem coragem de enfrentá-lo.

Para detê-lo, a polícia decide também despertar o policial John Spartan, que acabou condenado à criogenia por um crime que não cometeu. Após entender como a nova sociedade funciona, ele parte para combater o crime à moda antiga: na base da pancadaria.

Velocidade Máxima

Até hoje o cinema de ação sofre com a ideia de superar a proposta tão simples e genial de Velocidade Máxima: um terrorista instala uma bomba em um ônibus repleto de gente. O jogo é simples: a bomba detona de se o ônibus atingir uma velocidade menor que 80km/h.

Pega nesse jogo doentio, Annie (interpretada por Bullock), precisa ajudar o policial do esquadrão antibombas Jack Traven a conseguir desarmar o explosivo e salvar a vida de todos antes que a gasolina do ônibus acabe ou que algum obstáculo force a sua parada, levando todos à morte.

Miss Simpatia

Alguns filmes simplesmente sabem explorar o ponto alto da carreira de alguns atores e Miss Simpatia é certamente um deles. Aproveitando o status de diva de ação e também lembrada pelos romances adolescentes, Sandra Bullock foi escolhida perfeitamente para o papel inesquecível da policial Gracie Hart.

Após um informante avisar que haverá um atentado à bomba durante a coroação do concurso da Miss Estados Unidos, o FBI cria uma força-tarefa que depende exclusivamente dos esforços da nada sutil Gracie Hart em se tornar uma donzela e disputar ativamente à coroa de miss enquanto tenta descobrir quem está tramando o atentado que certamente está ligado à organização do evento de beleza mais importante dos EUA.

Crash: No Limite

Com Crash, Bullock começa a buscar obsessivamente o seu Oscar de Melhor Atriz. O pesado drama urbano acabou conseguindo ser eleito o Melhor Filme de 2005, mas não trouxe a tão sonhada estatueta para Bullock que não chegou a ser indicada.

Na trama um tanto burocrática, acompanhamos a vida de alguns indivíduos no período de 36 horas, cada um vivendo uma tragédia à sua própria maneira em Los Angeles, escancarando problemas de violência e racismo estrutural em uma cidade dominada por uma força policial sempre lembrada como racista e desproporcional na aplicação da lei.

A Proposta

No mesmo ano que emplacaria o drama que lhe traria o Oscar, Bullock também estrelou sua última grande comédia romântica (até então). Nesse divertido romance bizarro, ela interpreta Margaret Tate, uma executiva mandona canadense que aterroriza o cotidiano de seu assistente Andrew Paxton.

Quando recebe um telegrama da Imigração dos Estados Unidos, Tate se desespera, pois corre o risco de ser deportada de volta ao Canadá mesmo sendo uma mulher bem sucedida no trabalho. Querendo o visto permanente, ela então pede a ajuda de Paxton para que os dois casem, assim eles se divorciam em pouco tempo, ela consegue o visto e ele, uma promoção no emprego se livrando do contato diário com ela.

Um Sonho Possível

Conquistando o seu maior sonho em um filme praticamente pré-moldado para tornar Bullock uma vencedora do Oscar, Um Sonho Possível traz a história verdadeira da família Tuohy que decide adotar um jovem morador de rua, Michael Oher.

Percebendo a disposição do rapaz para os esportes, a matriarca Leigh Anne começa a investir todo o seu tempo para encorajá-lo e dar todo o apoio material e emocional para Oher conseguir integrar o time de futebol americano e conquistar uma vaga na universidade.

Gravidade

Não ironicamente, não fosse a campanha obsessiva pelo Oscar em 2009 por Um Sonho Possível, Bullock poderia ter conquistado o troféu com a performance excepcional vista em Gravidade, a ficção científica intimista de Alfonso Cuarón.

Chegando até mesmo a ser indicada pelo papel da astronauta Ryan Stone, Bullock consegue transpassar todo o terror e cansaço pela luta da sobrevivência quando uma simples missão de reparo na estação espacial internacional dá terrivelmente errado.

Correndo o risco de ficar à deriva no espaço, Stone e seu parceiro Kowalski tentam arquitetar um arriscado plano para chegar à estação espacial russa e regressarem à Terra após a ISS ser destruída durante uma inesperada explosão.