Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando promover a integração e a melhora da qualidade de vida dos portadores de deficiência física e (ou) intelectual, o vereador Daniel Nascimento (Republicanos) protocolou um Projeto de Lei, em sessão ordinária na Câmara de Palmas/TO, que dispõe de ações e campanhas de conscientização e combate ao capacitismo nas escolas da Capital. 

Para os que não estão familiarizados com o termo, o capacitismo define-se como: a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência, através da idealização das mesmas como inferiores. Segundo o vereador Daniel, práticas como essas são comuns nas escolas, que na maioria das vezes são disfarçadas de brincadeiras “inocentes”, mas que podem causar grandes prejuízos no desenvolvimento dessas pessoas.  

O Projeto proposto pelo parlamentar objetiva promover entre os alunos, profissionais da Educação e na sociedade em geral, o respeito ao público com necessidades especiais, fazendo que essas pessoas se sintam acolhidas no entorno escolar e na sociedade. “O respeito e a dignidade são direitos de todos, inclusive dos portadores de deficiência. Sabendo disso, é nosso dever propor medidas que tornem Palmas mais inclusiva e atenda as necessidades do povo”, destacou Daniel Nascimento.