Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Henrique Lopes

Foto: Henrique Lopes

Os investimentos em infraestrutura tem sido uma prioridade do Governo do Tocantins. Com ações que permite que municípios ampliem a aplicação de recursos destinados a obras que vão desde recuperação de estradas, até reformas e construções de novos espaços, o governador Wanderlei Barbosa, assinou na manhã desta quarta-feira, 20, diversos convênios que fazem parte do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Empregos (Pro-Fortocantins), que destinou aos 139 municípios, o montante de R$ 2 milhões a serem implementados conforme a necessidade de infraestrutura de cada um deles.

Entre as cidades atendidas com recursos destinados pelo programa e executados pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), nesta quarta-feira, estão Aliança do Tocantins, Carmolândia, Colinas do Tocantins, Chapada de Areia, Figueirópolis, Guaraí, Novo Acordo, Novo Alegre, Pedro Afonso, Pugmil, Presidente Kennedy, Rio dos Bois, Taipas, Taguatinga, Xambioá e Rio Sono.

Para o prefeito de Rio Sono, Itair Martins, a destinação de recursos tem mudado a realidade dos municípios. “É muito bom ter essa parceria com o Governo do Estado, pois conseguimos aplicar o dinheiro de forma rápida e levar mais obras às nossas cidades”, ressaltou.

Industrialização impulsionada

Para além das melhorias da infraestrutura nas cidades, o Governo do Tocantins tem buscado fomentar o desenvolvimento econômico, através da atração de investimentos e industrialização do Estado, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), que em sua nova etapa, executará obras de infraestrutura nos distritos industriais de Gurupi e Paraíso.

O PICS consiste em uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em parceria com Secretaria de Infraestrutura, entidades públicas e privadas, onde prevê investimentos na Infraestrutura em Distritos Industriais, os quais auxiliam nas atividades empresariais no Tocantins. Em Gurupi, a obra será de duplicação da Avenida Goiás onde margeia o Parque Industrial do município. Já em Paraíso, será construído um Anel Viário que também dará acesso ao Setor Industrial.

Mais Obras

Ainda durante a reunião, que contou com a presença de prefeitos e deputados estaduais, o secretário da Infraestrutura, Jairo Mariano, anunciou a abertura de licitação para construção do Parque Industrial de Guaraí, na região centro-norte do Estado.

Também foram anunciadas as obras de pavimentação da TO-428, no trecho entre as cidades de Santa Maria e Recursolândia, somando um total de 61,52 quilômetros de asfalto.

Atenção às demandas

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Jairo Mariano, a determinação do governador Wanderlei Barbosa é que todos os agentes públicos estejam atentos às demandas dos municípios, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. “As ações de infraestrutura têm sido priorizadas de acordo com a necessidade de cada município. Nós estamos aqui implementando políticas públicas que estão sendo pensadas para que os recursos cheguem realmente aonde precisam”, destacou Jairo Mariano.

Já o governador Wanderlei Barbosa frisou os investimentos em obras de infraestrutura rodoviária, a necessidade da industrialização do Estado para solidificar a economia e o embelezamento das cidades, por meio de obras que irão beneficiar a população. “É essa a transformação que queremos para o Estado, pois por onde andamos temos ouvido o povo e seus representantes. Claro, fazendo tudo com responsabilidade e priorizando as demandas do povo tocantinense”, completou o governador.