Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína iniciou este ano o Plano de Arborização Urbana que prevê o plantio de mais de duas mil mudas de árvores na cidade, além da retirada de espécies inapropriadas para algumas áreas da cidade. A preocupação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente é evitar o cultivo de espécies que vão trazer prejuízos ao solo ou outras estruturas.

Por isso, a secretaria destaca que apesar de bem-vinda, a iniciativa de algumas pessoas em realizar o plantio de árvores em locais públicos como a Via Lago, por exemplo, é preciso conhecer o local e os tipos de árvores que são adequados para o plantio em áreas urbanas.

“A gente sabe da boa vontade e intenção de muitas pessoas em plantar mudas em alguns locais da cidade, como a Via Lago. O que a população precisa compreender é que antes de plantar as mudas por aí, é essencial que se procure a Prefeitura e que a Secretaria do Meio Ambiente coordene a ação”, explicou a secretária do Meio Ambiente, Fernanda Ribeiro.

Plantio sem planejamento

Recentemente, espécies frutíferas como pequi, caju, manga, laranja, abacate e outros, foram plantadas por populares ao longo da Via Lago e ainda em outros trechos da cidade sem adequação ao plano de arborização e por isso podem trazer prejuízos à região.

“No caso dessas espécies que são de grande porte se forem plantadas embaixo de fiação, por exemplo, podem provocar danos, além disso, estamos finalizando o plano para plantio de árvores adequadas para aquele local sem prejudicar a estética, o crescimento natural das árvores e outros detalhes que precisam ser levados em consideração, por isso reforçamos que nos procurem antes do plantio”, explicou a secretária.

Plano de Arborização

O Plano de Arborização de Araguaína começou em fevereiro deste ano e prevê o plantio de 2.700 árvores na cidade. Inicialmente estão sendo beneficiados setores como Jardim Vitória, Tocantins, Itaipu, Ana Maria e Morada do Sol, locais que receberam a infraestrutura por meio do Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína. As mudas são produzidas no Viveiro Municipal e, além de serem utilizadas na programação, estão disponíveis para doações.

Além do plantio, faz parte ainda do plano a retirada de árvores inapropriadas para área urbana como a neem ou nim, como é popularmente conhecida a espécie Azadirachta, pela toxicidade que prejudica o desenvolvimento das abelhas e outros insetos. Além de serem de grande porte, as raízes do neem podem arrebentar as calçadas, invadirem canos de água tratada, de esgoto e também causarem acidentes na rede elétrica.

Como ajudar

Em caso de interesse da comunidade em contribuir com o plantio, a orientação é de que a população aguarde o plantio planejado pela Prefeitura ou solicite orientações para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, pelo telefone 3411 7012.

A comunidade também pode ajudar doando novas mudas e sementes ou ainda solicitar a doação de mudas para o plantio com acompanhamento da Prefeitura. As mudas podem ser retiradas ou entregues na Rua José de Assis, s/nº, no Setor Santa Helena, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas ou entrar em contato direto.