Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Através do projeto  cultural “Os Nortistas”, os artistas tocantinenses Núbia Dourado, Genésio Tocantins e Braguinha Barroso uniram-se e deram vida ao vídeo documentário, que busca resgatar e homenagear artistas e manifestações culturais tocantinenses que estão se perdendo. Através de um encontro musical e da produção do vídeo,  os artistas  foram até Natividade homenagear os Catireiros de Natividade, com o propósito de fortalecer o grupo e incentivá-los a continuar em atividade.

O projeto “Os Nortistas” tem como objetivo fomentar a cultura tradicional através de shows, criando plateia e proporcionando à comunidade e aos turistas apresentações com características regionais do Tocantins, homenageando mestres e ressaltando ritmos, contos e histórias do Estado.

O grupo Catireiros de Natividade, do Tocantins, representa a cultura tradicional do município e é formado por homens criados nas rodas de folia, cujos pais e avós também eram foliões. Com o tempo, o grupo foi se desfazendo, mas os dois vocalistas Belarmino Rumão e Patrício Santana seguem firmes e dispostos em manter viva a tradição.

Foliões de primeira, os vocalistas se sentem honrados por representar a tradição da sua cidade e por serem reconhecidos por vários outros artistas tocantinenses. Mas, Belarmino ressalta que precisa de novos integrantes para compor o grupo e não deixá-lo morrer, pois segundo o artista “o o grupo precisa de incentivo e  de gente nova para integrar o grupo”.

Para a cantora, Núbia Dourado, “O trabalho desenvolvido é de extrema importância para a promoção e restauração da cultura tocantinense, que aos poucos vem se apagando por falta de visibilidade. Para manter viva a tradição é preciso repassar para os mais novos. O projeto vem, justamente, para incentivar os artistas a passar de geração para geração”.

“Os Nortistas” é uma realização do Instituto Terra Dourada, o projeto  foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através do edital emergencial do Tocantins – Mestres e Mestras da Arte e da Cultura Tocantinense.