Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves

A comitiva tocantinense, formada pelo governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por secretários de Estado, prefeitos e vereadores, já está na capital federal participando das plenárias da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, cujas pautas são as reformas tributária, administrativa e federativa, além de projetos em tramitação no Congresso Nacional, que trarão impactos significativos para os municípios. A Marcha dos Prefeitos ocorre até a próxima quinta-feira, 28, em Brasília (DF).

“Essa marcha é a luta de prefeitos de todo o Brasil, com reivindicações feitas ao governo federal e também aos nossos congressistas. Nossa vinda a Brasília é justamente pela boa relação que temos com os prefeitos do nosso Estado. Nós estamos aqui para apoiar a luta dos nossos prefeitos e vereadores, apoiar os nossos municípios”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges, destacou o apoio recebido pelo Governo do Tocantins nas pautas municipalistas. “Ultimamente, estamos vendo um governo verdadeiramente municipalista, que tem atendido às nossas demandas. A ATM representa os municípios e a gente fica feliz em saber que o Governo do Estado tem um caráter municipalista, tem um caráter de investir nas pessoas e nos municípios, não fazendo distinção de pessoas. Temos aqui um Tocantins unido em prol do municipalismo”, ressaltou.

O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Moraes, falou da importância da troca de experiências com os prefeitos de todo o país. “Nós podemos estar aqui em convívio com diversos prefeitos, não só do Estado do Tocantins, mas de todo o Brasil e, por meio do diálogo, nós vamos descobrindo situações que deram certo em cada município e que nós podemos trazer para o nosso município. E com a presença do nosso governador Wanderlei Barbosa, que veio também contribuir e se juntar a nós prefeitos para discutirmos juntos e assim acharmos soluções para as demandas que podemos trabalhar no Estado do Tocantins”, destacou.

Durante a abertura oficial do evento, o presidente da República Jair Bolsonaro destacou os desafios vividos nesses dois anos de pandemia provocada pela covid-19. Já o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, falou do caminho percorrido ao longo das 23 edições para que a Marcha se consolidasse como palco de debates produtivos. 

Acompanharam o governador Wanderlei Barbosa, os secretários de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Jairo Mariano; e da Educação, Fábio Vaz. Já o presidente Jair Bolsonaro estava acompanhado de ministros e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e do Senado, Rodrigo Pacheco. Pelo Tocantins, mais de 250 pessoas, entre prefeitos, primeiras-damas e vereadores também participam.

O encontro é realizado pela CNM, com o objetivo de apresentar a pauta prioritária dos gestores locais aos Poderes Legislativo e Executivo, bem como aos órgãos de controle.