Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A greve dos profissionais da rede municipal de educação de Miracema do Tocantins já ultrapassa 7 dias, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet). "Já estamos com mais de sete dias, quase oito dias com as atividades paralisadas e nenhuma ação por parte da gestão municipal”, afirma o presidente regional do Sintet, professor Iata Anderson.

“Estamos em momento de greve aqui na regional de Miracema em função do autoritarismo da prefeita Camila que não dialoga com a categoria. As reivindicações são o reajuste de 33,24% referente ao piso salarial profissional nacional na carreira do magistério, que é o custo aluno ano, definido pelo MEC todos os anos, e de 10,16% para os funcionários de escola, referente ao INPC no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021", informa Iata Anderson.

Segundo o Sintet, a categoria faz ainda a defesa do PCCR, que institui a carreira dos trabalhadores da área no município. "Que se encontra ameaçado pela gestão, pela defesa do estatuto do servidor público, estatuto esse que está em análise pela gestão municipal que não atende os trabalhadores para discutir as reformulações desse instrumento que trata da carreira, trata do profissionalismo no município de Miracema", é reforçado. 

Todos os dias, os profissionais da educação realizam atos públicos em diversos pontos da cidade. No domingo, a categoria realizou um ato na feira da cidade baixa.

De acordo com o Sintet, a rede municipal de Miracema conta com mais de 140 profissionais em educação e, destes, mais de 100 são professores da rede de ensino, que conta com uma média de 1.600 alunos matriculados em 2022.