Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Defensoria recomenda estudo preliminar para implementação de uma ala geriátrica no HGP

Defensoria recomenda estudo preliminar para implementação de uma ala geriátrica no HGP Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria Defensoria recomenda estudo preliminar para implementação de uma ala geriátrica no HGP Defensoria recomenda estudo preliminar para implementação de uma ala geriátrica no HGP

O Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) recomendou nessa terça-feira, 26, à Secretaria Estadual de Saúde a elaboração de um estudo preliminar para implementação de uma ala geriátrica no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Para isso, o Nusa requer que o levantamento inclua oferta de leitos; atendimento com profissionais de diferentes áreas, principalmente especialistas em geriatria; disponibilização de estrutura física; material hospitalar; medicamentos e; equipamentos necessários ao funcionamento do setor no hospital.

A recomendação também destaca a necessidade de treinamentos e capacitações nos cuidados da pessoa idosa, aos profissionais que já prestam serviços no Hospital Geral de Palmas e nos demais hospitais públicos do Estado do Tocantins.

Para a atuação, a Defensoria Pública considerou o fato de o hospital não possuir médicos especializados em geriatria, nem uma ala específica para atendimento dos idosos e tampouco um estudo para implantação de leitos geriátricos no HGP.

“É muito importante da implementação deste serviço nos hospitais públicos, em especial no HGP, uma vez que trará melhores condições aos pacientes idosos e seus acompanhantes e garantirá um serviço humanizado e com qualidade à população idosa”, destaca o coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes.

Segundo o Nusa, conforme levantamento do hospital, só no mês de março deste ano 264 internações do HPG foram de pessoas entre 65 e 79 anos.