Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A bancada federal, sob a coordenação do deputado Osires Damaso (PSC), realizou nessa terça-feira, 26, uma reunião com mais de 100 prefeitos tocantinenses para discutir pautas importantes relacionadas ao municipalismo. Os gestores estão em Brasília para participar da XXlll Marcha em Defesa dos Municípios.

O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges, apresentou à bancada um documento com mais de 70 assinaturas com as principais demandas para atender os municípios.

Dentre as principais demandas apresentadas, estão o apoio para ações de infraestrutura urbana e rural, da malha viária estadual, cumprimento do Piso Nacional do Magistério e o Piso da Enfermagem. “Nós queremos deixar claro que somos favoráveis aos pisos, mas sozinhos não temos como arcar com essa conta. Precisamos de apoio do Estado e da União”, disse.

O coordenador da bancada ressaltou a união da bancada federal em prol dos municípios e que o Tocantins é tema suprapartidário. “O ano de 2022 teve participação recorde de prefeitos tocantinenses na marcha. Foram mais de 100 prefeitos em Brasília buscando apoio para melhorar a qualidade de vida em seus municípios. Como coordenador da bancada, fico muito feliz em recebê-los, ouvir suas demandas e dialogar sobre como levar mais apoio aos municípios”, disse Damaso.

“Este é um momento muito especial para todos nós da Bancada do Tocantins, uma vez que há dois anos em função da Covid-19, ficamos impossibilitados de encontrar todos os prefeitos e vereadores. São oportunidades como estas que poderemos conjuntamente discutir e debater o destino do Estado”, disse a deputada Dulce Miranda (MDB).

O deputado Vicentinho Júnior (PL) lembrou que sempre procurou evidenciar situações na qual discordava e disse que não irá se furtar das obrigações de mandatos. “Hoje temos a oportunidade de discutir orçamentos via Governo Federal, para, por exemplo, firmar convênios para que o DNIT com a expertise e infraestrutura possa recuperar as nossas rodovias”.

“Aqui temos deputados e senadores que trabalham muito pelo Tocantins e são os maiores responsáveis pelos investimentos que o Estado recebe. Também temos parlamentares protagonistas em várias questões nacionais”, destacou Tiago Dimas (Pode).

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (UB) destacou sua participação para que o Piso do Magistério seja cumprido em todo o Brasil e disse ser favorável ao Piso da Enfermagem, que deve ser votado na próxima semana, mas que a União precisa oferecer meios para que eles sejam cumpridos sem sufocar os municípios.

“Muito boa nossa reunião com as prefeitas e prefeitos do Tocantins. Uma grande demonstração de força dos gestores e gestoras que lutam bravamente para melhorar e fortalecer seus municípios e, consequentemente, a qualidade de vida da população”, afirmou o deputado Célio Moura (PT).

Presente na reunião, o governador Wanderlei Barbosa (PP) afirmou que tem compromisso com o municipalismo, que é apoiador dos prefeitos e vereadores e que está para somar com esta luta.

Também marcaram presença na reunião os deputados Eli Borges (PL), Carlos Gaguim (UB), e os deputados estaduais Luana Ribeiro (PCdoB) e Jair Farias (UB).