Com o objetivo de convidar a população para participar mais das demandas do SUS (Sistema Único de Saúde), a Ouvidoria da Saúde de Araguaína iniciará uma ação itinerante de atendimento à comunidade nas UBS (unidades básicas de saúde). A programação da Prefeitura faz parte das comemorações pelos 11 anos do serviço, que serão completados em maio com mais de 13.500 demandas respondidas.
“Iniciaremos indo às unidades mais distantes do Centro e vamos percorrer todas até o final do ano, explicando sobre a ouvidoria, sua finalidade, funcionamento e canais de acesso ao serviço, e ainda conhecendo de perto as necessidades das pessoas para melhorarmos o atendimento”, explicou o coordenador da Ouvidoria SUS de Araguaína, Nailton de Andrade.
A primeira UBS atendida será a do Distrito Novo Horizonte, nos dias 2 e 3 de maio, e nos dias 5 e 6 o serviço segue para a UBS Manoel Alves de Sousa (Ponte). Na segunda semana da ação, os técnicos estarão na UBS Nova Araguaína nos dias 9, 10, 12 e 13. Na terceira semana, a comunidade da UBS Lago Azul terá atendimento nos dias 16 e 17, e da UBS nos dias 19 e 20.
Atendimento
O serviço registra solicitações, sugestões, elogios, reclamações e denúncias, fornece informações sobre saúde e o funcionamento do SUS local, além de produzir relatórios que auxiliam a gestão do serviço.
A ouvidoria conta com seis servidores que são responsáveis por acolher as demandas da população, acompanhando junto às áreas competentes para viabilizar respostas aos usuários com os esclarecimentos e providências, conforme determina a Lei nº 13.460/2017.
O atendimento pode ser solicitado gratuitamente pelo telefone 156 ou presencialmente na sede da Secretaria da Saúde de Araguaína, localizada na Rua Sete de setembro, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e pelo e-mail: ouvidoria.semus@araguaina.to.gov.br.