Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Considerado um clássico do Teatro do Absurdo, o texto “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, é uma peça escrita em um período pós-guerra (entre 1946/1953). A peça teatral ganhou adaptação no Tocantins com leitura dramática em registro audiovisual. A realização é da Mixirica Produções.

De acordo com a proponente do projeto, a produtora cultural Tchelly Paixão, a escolha do texto foi baseada nos tempos atuais, em meio à pandemia, comparado a uma guerra. “Estamos vivendo uma guerra contra um vírus que infelizmente nos ameaça diariamente", afirma, acrescentando que, a partir daí, surgiu o interesse em fazer um projeto adaptado para o momento da pandemia.

A gravação foi feita no mês de março deste ano e conta com a participação dos atores Felipe Trindade, Sheyla Virginio, Tati Dias e Tchelly Paixão. "Foi proposto o projeto de pesquisa do texto Esperando Godot, de Samuel Beckett, por ser uma peça escrita em um período pós-guerra e onde Beckett é um dos representantes do Teatro do Absurdo, movimento que iniciou o uso de temas absurdos, fora da realidade. Após pesquisa e adaptação foi percebido que o único absurdo do texto é ser do absurdo", relata Tchelly.

A obra estará disponível em breve nas redes sociais e já foi encaminhada para prestação de contas do edital. O patrocínio é do Edital Emergencial, da Lei Aldir Blanc, na categoria Literatura, via Governo do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Tchelly Paixão iniciou a sua carreira como atriz em Goiânia (GO), no ano de 2003, concluindo a sua formação teatral na Associação Casa de Teatro. Em 2009, já em Palmas, integrou a Trupe Quem Nós, Cia do Humor-TO e a Cia e produtora cultural Mixirica Produções, que tem atuado com produções, shows humorísticos e peças teatrais na Capital. Em 2019, estreou a peça Drácula, com a Cia Cenaberta de Teatro e a série audiovisual “O Boneco de Barro e o Rei”, na TVE.

A Mixirica Produções surgiu no ano de 2010. Já trouxe artistas renomados e produções de sucesso ao Tocantins, com o objetivo de fortalecer e incentivar a produção e difusão cultural no Tocantins. Alguns dos projetos são o show Juntei Tudo pra Te Contar, com o humorista Paulo Vieira, o Festival de Monólogos de Palmas, o Filme Apoio Cultural e o show Clube de Mulheres, com as humoristas Criss Paiva, Ariana Nutt e o humorista Paulo Vieira.