Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

Os atletas tocantinenses Raillene Neves e Leonardo Cruz, medalhistas de ouro e prata no Campeonato Brasileiro de Muay Thai, foram recebidos pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, nesta quarta-feira, 4. Com a conquista das medalhas no campeonato, realizado no último final de semana, 30 de abril e 1º de maio, em São Paulo (SP), os medalhistas agora estão aptos a disputar os campeonatos de Muay Thai Sul Americano, no Uruguai, e o Mundial, nos Emirados Árabes.

Ambos foram os únicos tocantinenses a disputar o campeonato brasileiro, conquistando as medalhas de ouro e prata, respectivamente em suas categorias. “Para nós é uma satisfação muito grande estar representando, não só o nosso município Colinas do Tocantins, mas o Estado. Nós fomos os únicos representantes do Tocantins e fomos vencedores”, ressaltou o medalhista de prata, Leonardo Cruz.

Para além do orgulho de representar o Tocantins e ser vencedores, Raillene Neves, que conquistou a medalha de ouro no campeonato brasileiro e também no Sul Americano de 2021, ressalta que essas vitórias são uma forma de divulgar a arte marcial. “É muito gratificante trazer reconhecimento para o nosso Estado, mas mais gratificante é trazer reconhecimento para o Muay Thai que ainda não é muito popular no Tocantins”, destacou.

Mais reconhecimento

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a atenção da gestão dele com o esporte no Tocantins e declarou que não é só o futebol que é esporte. “É um orgulho para o nosso Estado receber essas medalhas desses jovens atletas em uma modalidade de esporte que não é tão comum aqui. Mas isso só comprova o quanto devemos prestar atenção em todas as modalidades, temos diversos talentos espalhados em todo o Tocantins, na natação, no judô, tênis de mesa, em todos os esportes. Não é só futebol que é esporte não. Eu vou conversar com o Secretário de Esportes, Flávio Cabanhas, para que possamos encontrar mais mecanismos para apoiar a modalidade de Muay Thai no Estado e incentivar a participação dos nossos atletas nos campeonatos nacionais e internacionais”, declarou.

O presidente da Federação Tocantinense de Muay Thai do Tocantins, Carlos Pereira, agradeceu o governador Wanderlei Barbosa pelo reconhecimento do esporte na sua gestão. “Viemos agradecer o Governador pelo reconhecimento de todas as práticas esportivas, vimos que ele é uma pessoa que gosta do esporte, reconhece que o esporte não é só futebol. Eu também gosto de futebol, mas amo o meu esporte, tanto que fundamos a Federação Tocantinense de Muai Thay, para poder lutar por mais recursos e oportunidades para a categoria e as artes marciais em si”, destacou.

O presidente Carlos Pereira destacou ainda o quão o Tocantins estará bem representado nos campeonatos Sul Americano e Mundial. “Estamos aqui para mostrar para o Governador a nossa medalha e trazer uma medalha dessa para ele colocar no gabinete, para estar sempre vendo e lembrando das artes marciais. E dizer que hoje nós estamos muito bem representados no Brasil e fora do país, o nosso Estado está sendo muito representado pelos nossos atletas que é aqui de Colinas do Tocantins, do interior, mas que tem um potencial imenso para representar o Estado”, complementou.

O professor dos atletas, Raucil do Espírito Santo, reforça o agradecimento e o destaque que o Tocantins pode ganhar com a representação do Estado em campeonatos internacionais. “Somos entusiastas da arte e queremos agradecer ao Governador por essa possibilidade de nos receber aqui e saber que podemos contar com ele para os próximos eventos que iremos participar. Colinas revela grandes talentos para o Estado e para o mundo e ficamos muito felizes de poder estar incentivando isso. Queremos reforçar que nós aqui temos atletas com capacidade de participar das próximas Olimpíadas, em 2025, na França”, finalizou.