Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O domínio grátis é uma forma de colocar a sua página no ar sem que para isso precise pagar taxas. Ou seja, ele é gratuito. Com isso, você pode oferecer produtos ou divulgar seus trabalhos sem gastar para disponibilizar a sua página online.

Além dos domínios do tipo gratuitos também existem aqueles que são pagos. Nesse caso, então, é necessário registrar o nome do seu site. Igualmente, pagar pelo TLD dele, que corresponde ao que segue ao nome. Por exemplo, .com.br, .com ou .net.

Muitas pessoas ainda aderem à segunda opção, apesar de paga, por receios aos domínios gratuitos. Contudo, será que essa ressalva realmente se sustenta? Os domínios grátis são seguros ou oferecem algum tipo de perigo? Confira as respostas para essas perguntas, abaixo.

Conceito de domínio

O domínio nada mais é do que o nome que um site tem. Isto é, corresponde ao endereço que você digita na barra de endereços. Assim, ao digitar o www + nome do site + TLD, o navegador é capaz de direcioná-lo a uma página específica. 

E isso somente é possível porque cada domínio possui um código específico. Ele se revela em uma sequência de números de IP com codificação em palavras. Isso facilita, em muito, encontrar um site. Afinal, é muito mais fácil digitar um endereço do que os números que compõem o IP, certo?

Assim, o registro de um domínio grátis ou pago depende do registro de uma série de elementos:

●     Nome do domínio, ou seja, do seu site;

●     TLD, isto é, o que segue ao nome do site, se .com.br, .com, .net, .org, e inúmeros outros.

Da mesma forma que as marcas resguardam o direito de usar com exclusividade o nome de registro, bem como os elementos de identificação (como logotipo), os sites também têm direito exclusivo sobre o uso de um domínio.

Por isso, jamais irá existir um domínio igual ao outro. Pelo menos não em relação ao endereço completo, que se revela na soma do nome de domínio e do TLD.

Qual a importância de escolher o domínio do seu site?

Existem inúmeras questões pelas quais a escolha do domínio é importante. Primeiramente, quanto à estabilidade da sua página e a segurança das informações que estão ali. Além disso, saiba que a atração do público também sofre influência do domínio.

Portanto, seja o domínio grátis ou pago, ele faz a diferença no sucesso do site, seja ele pessoal, empresarial, de vendas ou divulgação. Afinal, um nome difícil de digitar ou com nomes semelhantes aos com TLD diversa podem causar confusão.

Ou, então, podem levantar a desconfiança do público. Por isso é tão importante analisar a forma como você irá escolher o seu domínio.

Como funciona o domínio grátis?

O domínio gratuito de páginas dispensa o pagamento da licença de uso de um registro de domínio. Isto é, do nome que ele assume. Igualmente, do TLD correspondente, que nada mais é que o direcionamento da página.

Normalmente os domínios pagos exigem o pagamento inicial para uso desses elementos. Contudo, o pagamento geralmente se repete anualmente ou a cada período pré-definido. Isso, então, pode ser dispensado quando estamos falando de domínios gratuitos.

Contudo, cabe ressaltar que o domínio grátis não significa que a gratuidade será constante. Em outras palavras, é comum que haja a dispensa da assinatura inicial. Porém, na grande maioria das vezes há cobrança de taxas após certo período de uso do nome da página e do TLD!

E então, o domínio grátis é realmente seguro?

Sim! Existem diversas plataformas que trabalham com o oferecimento de domínios gratuitos. Entretanto, é indispensável que você contrate um bom serviço que tenha boa fama perante o público para você iniciar sua página dispensando o pagamento de taxas referentes ao domínio. Ela garante segurança aos seus dados e acessos, bem como estabilidade do site.

Você só precisa escolher o nome do seu domínio (nome do site) junto ao TLD que o acompanhará. Você pode encontrar as seguintes opções de domínio: tech, .online, .site, .store, .space, .website, .com.br, .uno, .press, .icu, .shop e .club.

Veja, então, que você pode dispensar as taxas iniciais de domínio no lançamento do seu site. Com isso, direcionar os seus recursos para outros fins. Assim, após um ano, com a estabilidade do seu site, você realiza o pagamento das taxas sem maiores problemas.