Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 200 indígenas do Povo Apinajé ocupam o Polo Base de Saúde Indígena (PBI) de Tocantinópolis. A manifestação teve início nessa quarta-feira, 11, e reivindica melhorias do atendimento de saúde prestado às aldeias. O protesto do dia anterior caminhou pelas ruas da cidade e passou pela Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O presidente da Associação União das aldeias Apinajé - Pempxà e colaborador do Instituto Indígena do Tocantins (Indtins), Emilío Dias Apinajé, afirma que os indígenas só sairão do PBI após conversarem com Sebastião de Gois Barros, o coordenador do Distrito Indígena de Saúde do Tocantins (DSEI-TO). “Nós do Povo Apinajé não vamos sair. Nós queremos a presença dele aqui, nós queremos conversar com ele”, afirma Emílio Dias.

De acordo com Antônio Apinajé, também membro da Associação Pempxà, uma servidora do PBI recebeu Ofício com reivindicações da comunidade e informou que na quinta-feira os integrantes do DSEI-TO, do Conselho Indígena de Saúde (Condisi) e da Secretária Especial de Saúde Indígena (Sesai) estarão em Tocantinópolis para ouvir os caciques.

Antônio Apinajé descreve as razões das manifestações. "Protestamos contra o descaso, sucateamento e abandono da atenção à saúde indígena da população Apinajé", informa. O ativista lista os problemas enfrentados. “Nas aldeias a situação é crítica com falta de medicamentos, viaturas para transporte de pacientes, demora para realizar consultas e exames. Existe um possível surto de tuberculose na aldeia Prata que vem preocupando as comunidades Apinajé”, completa. 

Emílio Dias afirma que a morte de Elias Salvador Apinajé, que faleceu com um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava internado com suspeita de tuberculose, foi decorrente da demora no atendimento de saúde e realização de exames médicos. O líder indígena afirma que a falta de saúde para seu Povo já fez muitas mortes nas aldeias.

O Indtins está realizando uma campanha de arrecadação de recursos para ajudar a manter a ocupação do Povo Apinajé. Para colaborar com a campanha basta enviar um pix para 6399929-9374, conta do líder indígena Alan Dias da Silva Apinajé. (Com informações Indtins)