Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e 32 instituições que compõem o Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Comitê do Fogo), lança o projeto Foco no Fogo 2022 na próxima segunda-feira, 16. 

O evento às 9 horas, no Hall do Palácio Araguaia, com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa e autoridades das 32 instituições. 

Na ocasião, será realizada a assinatura de Termo de Cooperação Técnica para conjugação mútua de esforços na execução do projeto Foco no Fogo 2022, entre a Semarh, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a Energisa Tocantins – Distribuidora de Energia S.A. (Energisa) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

O projeto Foco no Fogo é uma ação de educação ambiental e conscientização que tem caráter preventivo, levando orientações sobre os riscos e prejuízos das queimadas irregulares e incêndios florestais nas propriedades rurais do Tocantins. A ação é um importante passo no enfrentamento das queimadas no estado

Dados 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Tocantins já contabiliza - de 1° de janeiro a 12 de maio de 2022, um total de 687 focos de queimadas. O Estado ocupa o 3° lugar no ranking nacional de focos.