Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Professores da rede pública e privada de Gurupi foram incluídos na segunda etapa da vacinação contra a gripe e o sarampo no Tocantins e já podem procurar os postos de saúde para imunização. Só na rede municipal da educação de Gurupi cerca de 700 desses trabalhadores têm prioridade para receber as doses das vacinas que serão aplicadas até o próximo dia 6.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Gurupi, as pessoas que têm prioridade para as vacinas podem procurar uma das 15 Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, mesmo quem se vacinou em 2021 já que as doses só têm eficácia pelo período de um ano. “Somos agentes da Educação precisamos participar e nos proteger, e além disso, dar exemplo enquanto cidadãos, aderindo ao que está ao nosso dispor e em nome do bem-estar comum e ainda levar essa mensagem de conscientização às famílias sobre a importância dessa vacinação também para os pais e os nossos alunos também”, disse Davi Abrantes, secretário Municipal da Educação.

A Semus lembra que no caso do imunizante contra gripe há atualização para as cepas de Influenza com a possibilidade de circular com mais intensidade neste ano, incluindo a H3N2 Darwin, que causou surtos entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 em algumas localidades. As UBSs de Gurupi ainda estão aplicando a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Público

Quem também pode tomar as doses das duas vacinas nesta segunda fase são crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 ou mais, profissionais de saúde; gestantes e puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. A vacinação é voltada ainda a quem atua nas forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.