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Estado

Foto: Eliane Tenório

Foto: Eliane Tenório

O Governo do Tocantins por meio das equipes de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) orienta os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos 139 municípios para o preenchimento do Registro Mensal de Atendimento do Centro (RMA). A ação é realizada entre os dias 19 a 26 de maio, na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso, em Palmas, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A coordenadora do Cras de Formoso do Araguaia, Marilene Rodrigues Neres Carvalho está participando da capacitação e ressalta a importância de participar da ação. "A equipe técnica da Setas tem transformado informações em riquezas para nós e para os beneficiários dos Cras, um exemplo disso é a escuta qualificada, onde a gente consegue detectar o que as famílias precisam, mesmo que não consigam expressar, e encaminhá-las para os atendimentos que necessitam", afirmou. 

O Cras de Formoso de Araguaia realiza cerca de 300 atendimentos ao mês." Essa capacitação vem em boa hora quando precisamos aprimorar nossos conhecimentos. Estamos recebendo orientações para oferecer atendimento de melhor qualidade. O dia a dia traz muitas dúvidas de como atender os nossos usuários, traz situações que a gente pensa que sabe lidar, mas sempre há novidades e aqui tiramos as dúvidas para melhor atendê-los", afirmou a coordenadora do Cras Alecrim de Luzimangues, Herlene Carolina Queiroz.

As capacitações são sobre o preenchimento dos registros mensais e tem objetivo de orientar coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos 139 municípios. "O registro mensal é uma forma de demonstrar a execução dos trabalhos dos Cras e o Governo cuida e orienta os municípios para que os atendimentos sejam feitos da melhor forma possível" destacou a assistente social da Setas, assistente social da gerência da Proteção Social Básica da Setas, Aurora Silva.

Proteção Social Básica

A Proteção Social Básica atua na prevenção dos riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; e tem como porta de entrada o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS dos municípios.

Cronograma

Entre os dias 17 e 19 a capacitação acontece para os Cras das regionais Centro Leste, Norte, Norte II e no período de 24 a 26 para os Cras das regionais Norte III, Centro Oeste, Sudoeste.

Registro Mensal de Atendimentos (RMA)

É um sistema onde são registradas mensalmente as informações relativas aos serviços ofertados e o volume de atendimentos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP).

Seu principal objetivo é uniformizar essas informações e, dessa forma, proporcionar dados qualificados que contribuam para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme as determinações das Resoluções da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) n° 4/2011 e n° 20/2013.

Na medida em que tais informações são registradas mensalmente pelas unidades, é possível mapear tanto a oferta de determinados serviços, quanto o volume de atendimento. Assim, o RMA tem um papel essencial no planejamento e na tomada de decisões no campo das políticas públicas de Assistência Social.

Para acessar o sistema, os técnicos municipais e estaduais devem utilizar os logins e senhas vinculados ao CPF do indivíduo (senhas do SAA – Sistema de Autenticação e Autorização), conforme estabelecido pela política de senhas do MDS.