Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a fazenda Campo Verde, do pequeno produtor, Claudio Ferreira, tornou se referência para a Agricultura Familiar em Araguatins, na atividade de pecuária de corte. E, para mostrar os resultados dessa parceria, por meio do Programa Integra Zebu, foi realizado, na sexta-feira, 20, um Dia de Campo sobre a implantação do sistema de Integração lavoura pecuária (ILP) na propriedade.

Reunindo mais de 120 pessoas, dentre eles produtores, técnicos e acadêmicos, o Dia de Campo teve como finalidade mostrar o trabalho de recuperação de pastagem com o cultivo de milho e forrageira em uma área de pouco mais de 20 hectares.

Com a adoção de tecnologia que traz possibilidades de renda para os produtores rurais, maior produtividade no campo e, ainda, benefícios ao meio ambiente, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, justificou as vantagens da atividade ao pequeno agricultor.

Finalizamos esse dia de Campo com a apresentação do resultado da Integração lavoura pecuária, um modelo totalmente ajustado para agricultura familiar onde, com essa alternativa, pode-se resgatar seu sistema produtivo, recuperar os índices de fertilidade de solo e tornar a propriedade mais produtiva. São atividades viáveis que vão fazer com que o homem do campo permaneça nas suas terras, e desenvolva atividades economicamente viáveis. Esta URT é um caso de sucesso da assistência técnica do Ruraltins, e nessa apresentação em parceria com a ABCZ comprovamos que é viável as atividades de lavoura e pecuária dentro do modelo familiar, principalmente no contexto que está inserida a grande região do Bico do Papagaio”, destacou.

Satisfeito com os resultados e principalmente com a garantia de pastagem para o seu rebanho, o produtor Cláudio relata suas dificuldades antes da assistência técnica do Ruraltins. "Fiquei bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Ruraltins e a Abcz aqui na minha propriedade, que antes era um solo praticamente degradado, com zero fósforo, e nesse trabalho conjunto conseguimos recuperar esse solo e produzindo milho e pastagem. Hoje o nosso foco é continuar trabalhando usando as tecnologias que estiverem ao nosso alcance”.

Presente no encontro, o gerente comercial da ABCZ e coordenador Geral do programa integra Zebu, João Gilberto Bento, parabenizou o trabalho e sinalizou possibilidade de ampliação do programa do Estado do Tocantins. “Os trabalhos foram excelentes, um sucesso em resultados e produtividade, mostrando que a estratégia, o plano de ação do Programa Zebu funciona e é extremamente viável. E esse resultado alcançado se deu principalmente devido ao esforço do Ruraltins coordenado com os produtores e nós, da ABCZ, estamos muito satisfeitos e motivados com a possibilidade de ampliação do programa do Estado do Tocantins”, declarou.

O programa Integra Zebu oportunizou ao órgão a implantação e condução de duas Unidades de Referência Tecnológicas (URTs), uma em Cariri do Tocantins, e outra em Araguatins, e a proposta de implantação da terceira unidades, em Colinas do Tocantins, que será implantada no início do período chuvoso.

Tags: ABCZ, Ruraltins, campo