Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Com o tema “Novo padrão de Negócios: inovação tecnológica e sustentabilidade”, a Fenepalmas 2022 estará aberta ao público a partir das 18h dessa terça-feira, 24. A 24ª edição do evento é promovida pela Acipa, conta com o fomento do Governo do Tocantins, via Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, com a parceria da Prefeitura de Palmas e Sebrae Tocantins e o apoio do Conselho Regional de Administração do Tocantins e Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins. A feira, localizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, segue até o dia 28.

Tendência para os negócios, o desenvolvimento sustentável se reflete na organização, aplicação e programação da Fenepalmas. De acordo com o presidente da Acipa, Joseph Madeira, "esta é uma tendência mundial e portanto, uma responsabilidade local nossa. O desenvolvimento econômico integrado e sustentável precisa desse destaque e agora que a economia está sendo retomada, nosso anseio é de que esta movimentação considere o compromisso com a transformação”, avalia. Pontos de coleta seletiva também serão distribuídos pela feira.

Programação

Organizada pelo Sebrae, a programação acompanha a temática da Fenepalmas. No dia 26, a palestra “Empreendedorismo digital - O empreendedorismo na era da transformação digital”, será conduzida pelo empresário e palestrante Alex Monteiro. No dia 27, quem se apresenta é o artista Bráulio Bessa, falando sobre “Empreendedorismo Cultural - Poesia que transforma”. Já no dia 28, o empresário Geraldo Rufino fala sobre “Sustentabilidade e Inovação - O Catador de sonhos”. Todas as palestras acontecem às 20h, no auditório do Centro de Convenções e necessitam de inscrição prévia, que pode ser feita em https://to.lojavirtualsebrae.com.br/loja/.

Ala da Cidadania

Tradicional na Fenepalmas, a Ala da Cidadania deste ano conta com a participação de instituições, empresas e representações de setores. Integram esse circuito: Procon-TO, Hemocentro, Associação de Jovens Empresários e Empreendedores (Ajee) e Associação de Distribuidores Atacadistas do Estado do Tocantins (ADAT), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Energisa, IBGE, Secretaria da Cultura e Turismo do Tocantins e Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio/TO (Cetur) e Associação das Indústrias de Confecção do Tocantins (Assincoto). Também participam os microempreendedores dos programas Acelera 21 e Dona Empresa.

Fomento

O Governo do Tocantins, que fomenta a Fenepalmas, destinou para o evento o valor de R$ 1,28 milhão. Resultado de um convênio firmado entre Acipa e Secretaria de Indústria Comércio e Serviços (Sics) o recurso é proveniente do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE).