Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Programação de aniversário de Goianorte do Tocantins

Programação de aniversário de Goianorte do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Programação de aniversário de Goianorte do Tocantins Programação de aniversário de Goianorte do Tocantins

Dia 1° de junho a cidade de Goianorte do Tocantins comemora seu 33° aniversário. Para celebrar a data, a gestão da prefeita Maria de Jesus (Prefeita Nega) preparou programação recheada de atrações, com missa, culto, alvorada, vaquejada, motocross, cavalgada e shows a serem realizados de 24 a 29 de maio. 

O evento é muito aguardados pela comunidade. O clima na cidade é de festa, havendo plotagem de veículos e divulgação regional. No cronograma oficial, missa Festiva (às 19h30) e show com Mayk Brasil - o rei do xote (às 23h30) no dia 24 de maio. Já no dia 25 haverá Culto Evangélico (às 19h), show gospel com Nilva Lima (às 21h30) e show com a dupla sertaneja Renan e Ray (às 23h30). Dia 26 está confirmado show com Patrícia Borges - Vaqueira de Luxo (às 23h) e da dupla Di Luca e Raphael (às 2h).

Dando continuidade, dia 27 de maio será dado o início da vaquejada e acontecerão dois shows – de Frank Aguiar (às 23h) e de Matheus D’avilla (às 3h). Sem perder o pique, no sábado, dia 28, serão seis atrações: Alvorada em comemoração ao aniversário de Goianorte (às 5h); grande cavalgada (às 07h30); motocross (14h); fala das autoridades (às 20h) e shows com Sky Love do Forró (às 22h) e da dupla sertaneja Di Paullo e Paullino (às 00h).

No domingo, 29, a final da vaquejada e show com Giovane do Acordeon (às 21h), finalizam a programação.

O município de Goianorte é lar de 5.130 habitantes. Distante 250 km de Palmas, tem o comércio local, o microempreendedorismo e a agricultura familiar entre suas principais atividades econômicas. Dentre os seus atrativos turísticos, estão o Rio Bananal, o Morro do Mato, e a Praça da Matriz.

Goianorte do Tocantins. (Foto: Prefeitura de Goianorte)

Gestão da Prefeita Nega

Carinhosamente conhecida por Nega, a prefeita Maria de Jesus é a 1ª mulher a gerir Goianorte, cidade onde nasceu. Dentre as inúmeras ações realizadas por sua gestão no município em 2021, estão: construção de passagem, em forma de galeria, na TO 162; recuperação e encascalhamento de estradas vicinais e de vias estaduais, trocas de cancelas e colchetes por mata-burros, visando facilitar o escoamento da produção agrícola e pecuária; regularização de todas as declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) - porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda; continuidade à operação tapa-buracos nas ruas e avenidas, retirada de entulhos, limpeza geral, melhorias na iluminação pública - trocando lâmpadas convencionais por de Led, inclusive por toda a Avenida Tiradentes, principal da cidade.

A gestão também propiciou em 2021 a confecção e entrega de uniformes padronizados para todos os servidores públicos; substituição de todas as lixeiras por novas, com contêineres próximos aos comércios; ações de regularização fundiária; reforma e ampliação da Escola Bom Princípio, no Povoado Muiraquitã; reforço à assistência social, com atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, e ações em comemoração às datas especiais (Dia das Mães, por exemplo, com a bingo, teatro, sorteio de brindes, etc). 

Festa especial em comemoração ao Dia das Mães (Foto: Prefeitura de Goianorte)

Já em 2022, uma das frentes de atuação mantidas pela prefeita Nega é a busca por parcerias. Além de apresentar as demandas do município no Tocantins, a gestora também vai à Brasília constantemente para dialogar com os representantes do Estado no Congresso. Segundo ela, "uma boa gestão é feita com grandes parcerias com o setor público e privado". 

Dentre as inúmeras ações promovidas pela gestão este ano, estão: campanha Janeiro Branco, em parceria com a Prefeitura de Pequizeiro e com o intuito de cuidar a saúde mental dos cidadãos; continuidade à campanha de vacinação contra a covid-19, alcançando os atuais 80 % de imunização (1ª dose) e zerando casos; visitas domiciliares na zona rural, levando ações do Programa Criança Feliz (de desenvolvimento humano a partir da gestação); manutenção do projeto Barriga Crescente (de apoio às gestantes) e de projetos voltados à terceira idade; serviços de manutenção da iluminação pública em toda a cidade e capacitação dos servidores da saúde, com orientações sobre atendimentos de urgência. 

Na educação, a retomada do ano letivo, em fevereiro, na modalidade 100% presencial em toda a rede municipal de ensino; reuniões com os pais dos estudantes em relação aos desafios a serem enfrentados na área; e uma das grandes conquistas do ano: após reuniões de negociação e estudos, a gestão da prefeita Nega anunciou a implementação do reajuste salarial de 33% aos professores da educação básica - entre os poucos municípios do País a honrar este compromisso. 

Após serem suspensas em razão do período pandêmico, em 2022 a Prefeitura pôde enfim promover a realização da 12ª Descida Ecológica Amigos do Rio Bananal, tradicional ação onde se visa conscientizar a comunidade para a importância econômica e socioambiental da bacia hidrográfica da região, com percursos de descida por meio de embarcações do Rio Bananal, em Goianorte, até o Rio Araguaia, em Couto Magalhães. A expedição proporciona adrenalina, diversão, conhecimento das belezas a naturais, plantio de mudas nativas, soltura de alevinos, coleta de lixo das margens dos rios, etc. 

A expedição de 2022 foi considerada um sucesso (Foto: Prefeitura de Goianorte)

No esporte, o 1° Campeonato Municipal de Golzinho de Rua de Goianorte. O evento foi realizado em abril, com modalidades masculina e feminina.

Goianorte recebeu uma Motoniveladora Patrol para manutenção e recuperação da malha viária do município, e com o término do período chuvoso, a gestão da prefeita Nega deu início e continua com recuperação asfáltica em ruas e avenidas do município. 

Leia Também: Primeira mulher a comandar Goianorte, prefeita Nega avalia 11 meses de gestão, destaca avanços e agradece apoio

A prefeita Nega acompanha de perto todos os trabalhos. (Foto: Prefeitura de Goianorte)