Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Prefeita de Goianorte do Tocantins, Maria de Jesus

Prefeita de Goianorte do Tocantins, Maria de Jesus Foto: Divulgação Goianorte

Foto: Divulgação Goianorte Prefeita de Goianorte do Tocantins, Maria de Jesus Prefeita de Goianorte do Tocantins, Maria de Jesus

Completados 11 meses à frente da administração de Goianorte do Tocantins, a prefeita Maria de Jesus faz análise da sua trajetória. Conhecida carinhosamente por “Nega”, diz enxergar um futuro promissor para a cidade. "Administro Goianorte com uma satisfação muito grande. Todos os dias a gente levanta com uma alegria no coração de poder estar perto das pessoas que a gente gosta, das pessoas que a gente nasceu e se criou junto. É muito satisfatório ver cada dia Goianorte prosperando com expectativa muito grande no setor econômico, através das evoluções que têm acontecido no nosso município, dos empreendimentos através do agronegócio, das mineradoras que têm chegado à nossa cidade, à nossa região", afirma. 

O município, com seus 32 anos de emancipação política, é lar de 5.130 habitantes. Distante 250 km de Palmas, tem o comércio local, o microempreendedorismo e a agricultura familiar entre suas principais atividades econômicas. Dentre os seus atrativos turísticos, estão o Rio Bananal, o Morro do Mato, e a Praça da Matriz.

Praça da Matriz (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte)

O Rio Bananal é muito procurado para expedições (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte)

Início dos Trabalhos

Primeira mulher a governar Goianorte, a prefeita Nega logo que assumiu uniu esforços e enfrentou todas as demandas. A construção de uma passagem, em forma de galeria, na TO-162, ainda em janeiro, foi uma das primeiras atitudes da gestora. Por ser de responsabilidade do Governo do Estado, a demanda foi resolvida sob anuência dos vereadores da cidade.

(Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte)

A prefeita Nega também propiciou a recuperação e encascalhamento de estradas vicinais e de vias estaduais, e ainda a troca de cancelas e colchetes por mata-burros, visando facilitar o escoamento da produção agrícola e pecuária. Segundo ela, esforços do ex-prefeito Luciano foram cruciais para as ações.

Visando contribuir ainda mais com a área rural, a Prefeitura e o Ruraltins firmaram parceria para orientação e assessoria aos produtores.

Outra ação importante foi a regularização de todas as Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP). A DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. "E também conquistamos, através do Ruraltins, uma boa quantidade de sementes de milho, arroz e feijão", informa a prefeita Nega.

Na cidade, a prefeita Nega deu continuidade à operação tapa-buracos nas ruas e avenidas, retirada de entulhos, limpeza geral, melhorias na iluminação pública - trocando lâmpadas convencionais por de Led, inclusive por toda a Avenida Tiradentes, principal da cidade. "A gestão anterior, do prefeito Luciano Oliveira, fez um bom trabalho em Goianorte. Demos andamento em todas as demandas e buscamos contemplar todas as áreas", avalia a gestora.

A gestão realizou melhorias em pontos críticos da infraestrutura da cidade (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte)

Dentre outras ações, a prefeita Nega promoveu a confecção e entregou uniformes padronizados para todos os servidores públicos do município. 

A gestão também está substituindo todas as lixeiras por novas e colocando contêineres próximos aos comércios.

A prefeita Nega atuando pela substituição dos contêineres em Goianorte (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte)

(Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte)

Apoio de Representantes Tocantinenses

A prefeita Nega mostra-se engajada na busca por parcerias em benefício do município. Uma das frentes da gestão é dialogar com o governo estadual. Desde que assumiu, a prefeita Nega tem apresentado as carências de Goianorte e cobrado por soluções. “Uma boa gestão é feita com grandes parcerias com o setor público e privado”, ressalta.

A gestora reforça o apoio dos deputados estaduais e federais, indo ao encontro dos representantes inclusive em Brasília/DF. 

No final de setembro a prefeita vibrou pela conquista de liberação de recursos, aquisição de veículos e inauguração de obras, bem como ordem de serviço para mais benfeitorias. Em evento, com uma grande carreata e ato solene de entrega de veículos e inauguração da feira agropecuária no setor Planalto, a gestora recebeu representante da deputada federal Professora Dorinha, do senador Eduardo Gomes e da senadora Katia Abreu, o ex-deputado federal César Halum, o deputado federal Osíres Damaso, dentre outras autoridades. Dentre os veículos entregues no dia, um Fiat Argo (emenda de Damaso) e uma ambulância (emenda de Kátia Abreu).

Veículos recebidos pela gestão do município (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte).

Em novembro, Dorinha esteve no município realizando a entrega de máquina perfuratriz e de uma caminhonete Fiat Toro, fruto de emendas parlamentares.

A deputada federal Professora Dorinha esteve na cidade, entregando máquina ao município (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte).

Segurança na Cidade

A segurança dos goianortenses é outra preocupação constante da prefeita Nega. Ao longo dos meses, recebeu e mantém diálogo com representantes da Polícia Militar, colocando a gestão à disposição para trabalho em conjunto.

Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública Estadual, a cidade disponibiliza os serviços de registro de boletim de ocorrência e emissão de documentos.

Regularização Fundiária

Com o intuito de realizar o sonho de moradores do Povoado Esperantina Bendita, a prefeita Nega deu continuidade à Regularização Fundiária. Em agosto, ela recebeu representante do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária do Tribunal de Justiça do Tocantins para tratar do assunto.

Outra demanda considerada de grande importância aos munícipes foi a tratativa pela prefeita - com equipe da Energisa e representantes de assentamentos- sobre a implantação de energia elétrica em alguns pontos da cidade e também na zona rural. "Sanar a falta de energia elétrica em algumas localidades rurais de Goianorte é uma das prioridades da gestão", afirma.

Economia

Ainda em março, a prefeita Nega comemorou a instalação de importantes empreendimentos de extração de minérios, gerando emprego e renda no município. Já em novembro, a gestora também comemorou leilão em que a empresa MSB Minerações venceu certame e arrematou o direito de explorar, por até 15 anos, o futuro pátio intermodal da Ferrovia Norte-Sul de Guaraí. A empresa também adquiriu os direitos de exploração de minérios em área situada em Goianorte e região, colocando o município como um polo de investimento e de desenvolvimento.

Visando a regularização de dívidas de pessoas físicas e jurídicas, a prefeitura abriu no final de novembro o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) - com até 100% de desconto em juros e multas.

Destaque na Saúde

Dentre as ações de incentivo à vacinação, a saúde de Goianorte promoveu o Arraiá da Vacinação (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte).

Na cidade, mais de 66% da população está imunizada com a 1ª dose da vacina contra a covid-19. Hoje a gestão respira mais aliviada, mas por conta da pandemia precisou ser firme nos momentos certos, como quando cancelou a “12ª Descida Ecológica Amigos do Rio Bananal” – tradicional no município. Goianorte é destaque em nível estadual em relação à vacinação, com reconhecimento repercutido na imprensa estadual.

Diante à pandemia, a prefeita logo buscou fortalecer o atendimento primário de saúde, dialogando com outros municípios para atendimento aos pacientes.

Visando atendimento humanizado, a Prefeitura promoveu capacitação aos profissionais de saúde da rede pública municipal, reforçando a importância da empatia com os pacientes. Segundo ela, "o apoio da equipe dos profissionais de saúde foi fundamental para chegarmos nos resultados de hoje. Só tenho a agradecê-los!", agradece a prefeita Nega.

A saúde de Goianorte contratou mais médicos, ampliando o atendimento de saúde à toda população. Recentemente, os esforços da gestão na atenção primária foi destaque a nível nacional, ficando entre 13 municípios mais bem colocados.

Educação/ Qualificação

Na educação, a prefeita Nega realizou a reforma e ampliação da Escola Bom Princípio, no Povoado Muiraquitã, e conquistou recurso de R$ 120 mil em agosto, junto ao Governo Estadual, para manutenção da frota escolar.

A Escola Bom Princípio, no Povoado Muiraquitã passou por reforma e ampliação (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte).

Superando os desafios da pandemia da covid-19, os profissionais da educação realizaram etapas de entrega de atividades remotas aos estudantes, garantindo a continuidade do processo de ensino e aprendizagem. Com o retorno das aulas presenciais, em outubro, a gestão planejou os protocolos a serem adotados, garantindo a segurança dos estudantes e profissionais. "No retorno das aulas foi investido todo o procedimento necessário de segurança aos alunos, confeccionando máscaras para distribuição e prevenção na entrada das escolas", confirma a prefeita Nega.

Goianorte qualifica jovens de 15 a 29 anos através do Programa Juventude Empreendedora, gratuitamente.

Ações de Engajamento

Preocupada em prestar informações, assistência, cuidado e atuar no enfrentamento de problemáticas, a prefeita Nega promoveu ao longo dos meses diversas ações de engajamento: caminhada de conscientização do respeito no trânsito; Arraiá da Vacinação; Projeto Barriga Crescente – voltado para gestantes; campanha contra queimadas; festa do Dia dos Professores; campeonatos municipais de esporte; evento voltado ao Dia Internacional da Mulher; ações alusivas ao Maio e Setembro Amarelo e de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outras.

Assistência Social

Atenta às dificuldades enfrentadas por muitos, ainda mais em período de pandemia, a prefeita buscou reforçar a assistência social. Em Conferência Municipal de Assistência Social a gestão pôde debater com a sociedade e buscar melhores caminhos para assistir as pessoas em situação de vulnerabilidade.

A gestão realiza a entrega de cestas básicas e assisti os goianortenses em situação de vulnerabilidades através de projetos. 

Desenvolvido pela gestão, o projeto Barriga Crescente é direcionado às gestantes de Goianorte, principalmente usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e beneficiárias do programa Bolsa Família. O projeto proporciona apoio, com palestras, pré-natal, alertas sobre riscos, formas de prevenção e tratamento dos principais agravos de saúde das gestantes. Visa ainda interação, promovendo espaço de socialização.

Prefeita Nega na entrega de kist a gestantes da cidade por meio do projeto Barriga Crescente (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte).

Estimulando o empreendedorismo feminino, implantou-se na cidade o Projeto Força Mulher. Em andamento, através dele mulheres goianortenses inscritas no Cadastro Único participam de capacitação. Em 1ª etapa, foi ensinado a arte da panificação.

Esporte

No município, a pasta do esporte desenvolve e promove atividades em diferentes modalidades, buscando fomentar a prática esportiva. A gestão tem trabalhado o resgate à paixão pelo voleibol nas modalidades masculina e feminina e ao longo dos onze meses, promoveu torneios esportivos de futsal, voleibol e futebol. 

Mais de 50 bolas foram entregues a equipes do municípios e há acompanhamento aos onze campos rurais de Goianorte, valorizando os atletas de forma igualitária.

Dentre os torneios, dia 21 de agosto foi realizado o  1º Torneio de Futebol 2021 de Veteranos, com presença de quatro equipes. Dia 29 de agosto foi realizado o campeonato de society com 24 equipes participantes e premiação de R$ 5.000,00. Dias 25 e 26 de setembro foi realizado velocross e uma trilha entre amigos. 

Outro evento, o campeonato de futebol amador de 2021 está sendo organizado e acontecerá no Estádio Dedezão. Com investimento em arbitragem, estrutura e premiação, o campeonato composto por 10 equipes, sendo somente atletas do município, está sendo destaque na região por manter o nível técnico muito alto.

Representantes da cidade no Campeonato Municipal de Futebol (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte).

Durante o período de pandemia, recuperou-se o gramado do Estádio Dedezão e nos próximos dias a gestão dará início à obra de Ginásio de Esportes, fruto de emenda do senador Eduardo Gomes, no valor de R$ 1.500 milhão.

Mensagem aos Goianortenses

Em mensagem aos goianortenses, a prefeita Nega aproveita para agradecer o apoio e presta reconhecimento à sua equipe de colaboradores. "Quero ressaltar agradecimentos e o reconhecimento que a gente tem da parceria de toda a equipe administrativa, da equipe de servidores de todas as secretarias e também da Câmara de Vereadores e do vice-prefeito Elivan. O que tenho hoje a pedir para o meu  povo goianortense é muita saúde, paz, prosperidade, harmonia. Sabemos que Goianorte é um lugar bom de se viver, lugar de gente trabalhadora, hospitaleira e de pessoas amigas", avalia.

A gestora diz estar no lugar certo. "Todos os dias é uma experiência de missão cumprida e uma satisfação de estar no momento certo, no lugar certo, administrando o município não só com as mãos, mas com o coração, pedindo a Deus todos os dias saúde e sabedoria. Gerir um lugar onde a gente nasceu e se criou é uma satisfação muito grande em ver a terra natal, a terra de origem da gente progredindo cada dia mais", reforça a prefeita Nega.

A prefeita Nega deseja ainda um feliz natal e próspero ano novo para todos os goianortenses. "Desejo ao meu município, ao nosso povo, um feliz natal e um próspero ano novo, de muitas realizações. Que Deus possa nos libertar desta pandemia que tem assolado o mundo inteiro e que a gente possa voltar à nossa vida normal. Um abraço, um beijo no coração de cada morador, de cada pai de família, de cada goianortense, da criança ao adolescente e ao idoso", deseja.

Goianorte do Tocantins (Foto: Divulgação Prefeitura de Goianorte).