Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Durante a 24ª edição da Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas), que acontece de 24 a 28, deste mês, a Hemorrede Tocantins realizará cadastros de doadores de medula óssea e orientações sobre doação de sangue. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a população para contribuir com os estoques dos hemocentros de todo o Estado.

A ação na feira se dará com a equipe do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP) e segundo a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes, “estes espaços contribuem para a divulgação do nosso trabalho e esperamos atingir um grande número de pessoas, para que possam se sensibilizar e contribuir com nossos estoques e venham nos ajudar a salvar vidas”, afirmou.

A superintendente explicou ainda, que “de 24 a 27 estaremos com stand na Fenepalmas e faremos o cadastro das pessoas interessadas em ser doadores de medula óssea. No dia 28 teremos apenas balcão de informações, mas esperamos a visita de todas as pessoas que passarão pelo evento”.

Cadastro e doação

Para o cadastramento como doador de medula óssea, o candidato deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso é necessária à coleta de uma amostra de sangue, para testes de tipificação, usada para a compatibilidade do transplante.

Já para doar sangue, os interessados precisam estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Também é necessário pesar acima de 50 kg, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação. Também é necessário apresentar documento original com foto.

A Fenepalmas

A 24ª edição da Feira de Negócios de Palmas é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e pelo Governo do Tocantins e ocorrerá na Capital tocantinense, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. O evento contará com cerca de 100 estandes, áreas de palestras, rádio informativa oficial do evento, praça de alimentação e palco para apresentações culturais.