Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os vereadores aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira, 25, o Projeto de Lei nº 05/2022, de autoria dos vereadores André Cavalari, Manin do Zorra e Gena Ferreira, que reconhece de utilidade pública a Sociedade dos Vicentinos de Dianópolis (SVD). A decisão, tomada em segundo turno, segue agora para sanção do prefeito, José Salomão.

A Associação dos Vicentinos de Dianópolis, conforme a justificativa do projeto, tem como principal objetivo, dedicar-se, tendo como princípio a justiça e a caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros. “Destacamos que, nos seus 70 anos de fundação, a Associação vem trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento social da nossa comunidade. Com essa titularidade a entidade terá condições de se habilitar em vários projetos na busca de recursos públicos para a manutenção de suas atividades e ações”, destacou André Cavalari, informando ainda que juntamente com o vereador Manin do Zorra, indicaram ao executivo R$ 29 mil em emendas impositivas para a atender as necessidades da SVD. "Já foi publicado no Diário Oficial do Município e inserido no Orçamento. Aguardamos a execução por parte do Executivo", lembrou André.

Em suas palavras, o vereador Gena Ferreira, pontuou. “Temos orgulho deste trabalho e vamos unir forças para garantir sua continuidade”, finalizou o vereador.

O vereador Manin do Zorra também declarou. “A Associação dedica-se diariamente no desenvolvimento social e acolhimento da nossa comunidade. Com esse reconhecimento municipal, a SVD poderá buscar recursos dentro e fora do estado. Estamos aqui para trabalhar em parcerias e a SVD pode contar com esta Casa”, destacou.

Em suas palavras, a vice-presidente da SVD, Jussara Araújo Lustosa, em nome dos demais membros, agradeceu. "Um dia emocionante e histórico para os Vicentinos. Agradecemos o reconhecimento da utilidade pública e também a moção de aplausos. Nosso trabalho é algo silencioso, mas que tem grande importância na vida de quem precisa de apoio", agradeceu.

Associação

A Sociedade São Vicente de Paulo é uma comunidade cristã espalhada pelo mundo inteiro. Fundada na França, em 1833 por um grupo de jovens leigos católicos, que inspirado na história de vida de dedicação aos pobres de São Vicente de Paulo, deram início a esta obra que iria mudar a vida de milhões de pessoas. Na década de 50, mais exatamente em 1952, na Paróquia de São José de Dianópolis, por meio do Padre João Magalhães Cavalcante, uniu alguns voluntários e juntos fundaram a Sociedade São Vicente de Paulo de Dianópolis.

A SVD foi que abriu o Hospital e a Sociedade São Vicente de Paulo, juntamente com as Freiras do Colégio João D’Abreu, fazendo funcionar o único hospital de Dianópolis, que atendia os municípios vizinhos e que funcionou por aproximadamente 40 anos, nas décadas de 60/70/80 e 90, prestando serviços médicos gratuitos à população. O Hospital São Vicente de Paulo encerrou suas atividades em 1997. Atualmente o trabalho da SVD consiste em monitorar as necessidades de famílias carentes, distribuição de cestas básicas, construção de casas com apoio das Freiras e Padres. Além disso, a SVD no ano de 2020 passou a administrar com o apoio da Paróquia de São José, a Instituição de Longa Permanência para Idosos “Lar São Vicente de Paulo”, hoje com nove internos, onde todos apresentam impedimentos, de longo prazo, de natureza física, mental e intelectual.

Moção de Aplausos

Com a presença dos representantes da Associação, os vereadores apresentaram propositura, aprovada por unanimidade com indicação de “moção de aplausos” à SVD pelos relevantes trabalhos prestados junto à sociedade dianopolina e região ao longo de 70 anos.