Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

As equipes de pesquisadores do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) deram início à coleta de informações domiciliares para levantar dados sobre a origem e destino dos moradores. A amostragem é realizada no período matutino em diferentes localidades da Capital, e visa identificar as formas de locomoção e as características das viagens, desde o momento de saída até o horário de retorno ao domicílio.

Conforme o planejamento, os pesquisadores buscam o levantamento de dados sobre as situações de locomoção da população seja para o trabalho, estudo, lazer, quantidade de moradores por residência, horários de saída e chegada, entre outras situações. As equipes estão trabalhando devidamente identificadas com camisa do PlanMob e crachás com as informações pessoais de cada colaborador.

‘’Os dados são de grande relevância neste processo de construção do Plano de Mobilidade Municipal. Por isso, é importante que a população receba bem os pesquisadores e esteja disponível para responder os questionamentos, colaborando para que Palmas tenha formas de locomoção de maneira acessível, confortável e segura,’’ destacou a superintendente de trânsito e transporte, Valéria Oliveira.

Na manhã desta quinta-feira, 26, teve início também a contagem volumétrica dos veículos na rotatória de Taquaralto, próximo à passarela sobre a TO-050. A ação vai se repetir nesta sexta, 27, das 06 às 09 horas.

PlanMob

A primeira audiência pública do Plano de Mobilidade foi realizada no início deste mês de maio, e a criação do plano é uma exigência da Lei Federal nº 12.587/12 aos municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes.