Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Santa Rosa do Tocantins comemora seus 33 anos dia 1° de junho e para celebrar esta data mais que especial, a gestão do prefeito Levi Teixeira de Oliveira e do vice-prefeito Domingos Rapaz, promove o 18° Festival de Música Folclórica na cidade, a ser iniciado nesta quinta-feira, dia 26 de maio.

Na programação, shows com diversos artistas, competições em dez gêneros culturais, (Catira, Caixa, Congada, Palma, Roda, Sussia, Sapateado, Tambor, Vênia e Viola), rodeio, corrida de atletismo e missa.

O cantor gospel Gerson Rufino será a primeira atração, com apresentação nesta quinta, 26, às 22 horas. Já no dia 27, está na programação a eliminatória municipal do Festival de Música Folclórica de Santa Rosa Tocantins, a partir das 14h, e a partir das 20h desfile para a escolha da princesa e rainha do rodeio, garota festival, garota catira e madrinha dos peões. Ainda em 27, a dupla sertaneja Humberto e Ronaldo subirá aos palcos, a partir das 23 horas. De 27 a 30, às 21h, haverá rodeio em touros e cavalos, (com locução do narrador de rodeio Carlão Silva Rodeio).

Em 28 de maio, a partir das 23h, será a vez da apresentação artística de Thiago Jhonathan. Durante o dia, acontecerá eliminatórias estadual do Festival de Música Folclórica de Santa Rosa do Tocantins, a partir das 9h. Dia 29, data das finais das competições do Festival na modalidade municipal e estadual, além do show com a dupla sertaneja Diego e Victor Hugo que animará os santa-rosenses a partir das 23h. Dia 30 a dupla sertaneja Gino e Geno será a atração a partir das 23h. Dia 31 também haverá diversas apresentações, com shows de artistas locais. Em 1° de junho, além de alvorada com a banda de música Mestre Zacarias, haverá missa solene na Igreja - Paróquia São Sebastião (Santa Rosa) com o pároco Valdemir Alves de Sousa, (às 8h) e corrida de Atletismo (às 16h).

O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio da Câmara de Vereadores de Santa Rosa do Tocantins e conta com a parceria do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. É o maior festival do gênero no Tocantins e prevê premiações aos vencedores de primeiros a terceiros colocados nas diversas modalidades.

Gestão do Prefeito Levi

(Foto: Divulgação Santa Rosa)

Filho de Santa Rosa, o prefeito Levi está em seu primeiro mandato e carrega consigo o orgulho de ter impulsionado o município economicamente, ainda que em período de recessão devido à pandemia do Covid-19. Pelos serviços prestados pela atual gestão nos anos de 2021 e 2022, este ano está sendo o ano do progresso na cidade. Como afirma o prefeito Levi, foram abertas várias empresas, criando mais empregos e contribuindo para o desenvolvimento do município de Santa Rosa do Tocantins que, além de ser um dos maiores produtores de grãos do estado, tem criado várias frentes de serviços no município, conforme afirma o prefeito.

Dentre os serviços prestados pela atual gestão em 2022, diversas obras já foram realizadas e outras estão sendo executadas, das quais podem ser destacadas a  pavimentação asfáltica, meios fios com sarjetas, calçadas e sinalização no Setor São Jeronimo; pavimentação asfáltica na sede e no Distrito de Cangas; construção de nove pontes mistas, de oito bueiros e mata-burros e ampliação da creche Tia Noca, com construção de duas salas de aula (recurso do próprio município). Também é fruto dos esforços da gestão do prefeito Levi Teixeira, a conclusão do Portal de Santa Rosa: na entrada e saída da cidade (Pórtico Turístico), e conclusão da reforma do Ginásio de Esportes Editon Nunes de Araújo na sede do município.

A gestão do prefeito Levi concluiu a construção do portal de Santa Rosa, na entrada e saída da cidade. 

Além da manutenção das estradas vicinais através da Secretaria Municipal de Obras, a gestão também realiza diversas ações na área da Educação, Saúde e Assistência social.

No Distrito de Cangas foram concluídas a ampliação e reforma do CRAS e construção e reforma do posto de Saúde e ainda a reforma e ampliação da Escola Municipal Pedro Rodrigues Neto, com a construção de quatro salas e banheiros feminino e masculino.

Entre as obras em execução e outras em fase de licitação, estão: a construção de 25 casas populares, a reforma e ampliação da Feira do Agricultor, a ampliação e reforma da garagem central, (ambas com recursos do próprio tesouro municipal); aquisição de veículo utilitário e a construção da UBS tipo 3, totalizando investimento de aproximadamente  R$ 9.000.000,00 – (Nove Milhões de Reais) entre recursos próprios e convênios com os governos Estadual e Federal.

O município de Santa Rosa do Tocantins conta com 4.846 habitantes. É rico em cultura, onde se realiza diversos festivais durante o ano, como o Festejo de São Sebastião (padroeiro de Santa Rosa), Festejo do Divino Pai Eterno, Festejo de Nossa Senhora Santa Ana, Festa dos Santos Reis, Festejo do Divino Espírito Santo, Festejo do Congado das Almas, dentre outros. Lá se encontra a comunidade quilombola Morro do São João.

Leia Também: Prefeito Levi avalia ações, diz que Santa Rosa cresceu em meio à pandemia e garante que 2022 será o ano do progresso municipal.

 (Foto: Divulgação Santa Rosa)