Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Festa do Lar Batista quando completou 76 anos

Festa do Lar Batista quando completou 76 anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Festa do Lar Batista quando completou 76 anos Festa do Lar Batista quando completou 76 anos

A instituição tocantinense Lar Batista FF Soren completou oito décadas de atuação em 2022. A Instituição pertencente à Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, uma organização religiosa, de natureza filantrópica e sem fins lucrativos, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, encaminhadas pela Vara da Infância e da Juventude e Ministério Público, desde 1942. 

O Lar foi fundado pelos missionários Francisco e Beatriz Colares, que construíram um templo, uma escola e uma casa de moradia em um bonito lugar às margens do Rio Manoel Alves Pequeno, na cidade de Itacajá (TO), que abrigou o Lar Batista por 68 anos. Em 2010, o Lar Batista foi transferido para o Distrito de Luzimangues. O complexo do Lar conta com salas multiuso, ambulatórios médico e odontológico, biblioteca, refeitório/auditório, lavanderia, chalés, sala de dança e inclusão social, praça de convivência com quadra esportiva e casas lares, que são as residências das crianças acolhidas.

Para Judite Rocha, missionária no Lar Batista, “nestes 80 anos o Lar Batista traz consigo e resultados de meninos e meninas que alcançaram a superação dos traumas vivenciados, conseguindo conquistar na sociedade o seu lugar”, declara.  A missionária fala ainda da vocação nativa do Lar Batista que ainda hoje é a sua marca: “O Lar é uma instituição que olhou para cada criança com um olhar de amor, respeitando sua história, sua família, seus direitos e ensinando-lhes a sonhar”, enfatiza a missionária Judite.

Anualmente, voluntários de diversas igrejas do Tocantins se unem para levantar recursos e investir na melhoria da infraestrutura do Lar. É a realização da Festa do Lar Batista, que ficou pausada por dois anos, em virtude da pandemia por SARS-Covid-19. Sua retomada acontece neste sábado, 28, das 16h às 23h, na própria sede do Lar Batista, em Luzimangues. A estimativa é que cerca de 3 mil pessoas participem do evento.

O festival gastronômico comemorativo dos 80 anos do Lar Batista vai oferecer pratos salgados e doces, dentre eles comida regional, comida de food trucks, petiscos, churrasco, além de sucos, água e refrigerantes. A entrada é gratuita e para comprar os produtos vendidos nas barracas basta adquirir o Cartão de Consumo, que é carinhosamente batizado de “Do-Lar”, a moeda corrente na Festa.

Desde a primeira festa, em 2012, foi possível realizar muitas benfeitorias no lar (confira a lista completa neste link: https://goo.gl/Atnspk).