Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Para facilitar o acesso à saúde a mais de 60 famílias que residem no Assentamento Novo Progresso, localizado na região do Taquaruçu Grande, zona rural de Palmas, servidores da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) promoveram diversos serviços em saúde neste sábado, 28. A população da região é atendida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Walterly Wagner.

A ação é mais uma atividade do projeto Mais Saúde e atendeu a população até às 14 horas, com a oferta de atendimento médico, atendimento em enfermagem, orientações sobre saúde bucal, dispensação de medicamentos, testes rápidos de Covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis, vacinação anticovid e de rotina, vacinação contra raiva em cães e gatos, teste para detecção de leishmaniose, entre outros serviços.

A diretora da Atenção Primária em Saúde da Semus, Lorena Corrêa, afirma que a intenção do Mais Saúde é descentralizar os serviços e levar a saúde cada vez mais perto da população. “O projeto funciona para somar ao atendimento já oferecido”, completou a profissional.

A professora Leiliane Rodrigues, de 32 anos, ficou sabendo da ação através da associação de moradores. Ela compareceu ao espaço montado pela equipe da Semus para se consultar e trouxe as filhas Lídia, de um ano e 11 meses, e Ester, de 12 anos. “Esse atendimento mais perto da nossa casa facilitou bastante”, disse.

O lavrador João Bispo Pereira Martins, de 59 anos, também esteve na ação do Mais Saúde. “Vim para tomar a terceira dose da vacina da Covid-19 e a da gripe. Foi bem rápido. Fui muito bem atendido”, agradeceu. Outro morador que aproveitou a programação foi o lavrador Jesuilson Alves Farias, de 58 anos. Além de vacinar contra a gripe, levou um dos seus animais de estimação para se vacinar contra a raiva e a leishmaniose.