Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação/Repam

Foto: Divulgação/Repam

O arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, participará da “Visita Ad Limina Apostolorum” (no limiar dos Apóstolos ou visita aos túmulos dos Apóstolos), juntamente com os bispos dos Regionais dos Regionais Norte 2 (Pará e Amapá) e Norte 3 (Tocantins, Pará e Mato Grosso).

Essa peregrinação a Roma, que deve acontecer a cada cinco anos, é denominada de “Visita Ad Limina Apostolorum”, que significa no limiar, na soleira, no limite ou nas estrada das basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo. Segundo antiga tradição os bispos devem visitar os sepulcros dos apóstolos Pedro e Paulo, conservados na cidade de Roma.

Na programação da visita que acontecerá entre os dias 27 de junho a 2 de julho de 2022, estão previstos o encontro com o papa Francisco e com as Congregações e Dicastérios do Vaticano. De acordo com a Nunciatura, para a definição das datas, foram dentro do possível, consideradas as sugestões apresentadas pela presidência da CNBB, após a consulta feita aos Regionais. Também foi considerado o calendário do papa, em especial no que diz respeito às suas viagens já agendadas.

Na visita os bispos apresentarão o relatório das atividades e das estatísticas pastorais das dioceses e ouvem seus conselhos e orientações. Segundo informação da Arquidiocese de Palmas, para acompanhar a programação da visita, os fiéis podem acessar as redes sociais dos dois Regionais e rezar nas intenções do Papa Francisco e dos Bispos dos Regionais Norte 2 (Pará e Amapá) e Norte 3.