Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação/Ascom

Foto: Divulgação/Ascom

O novo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe/TO), Elizeu Oliveira, empossado por determinação judicial, disse em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta quinta-feira, 2 de junho, ter entre suas principais metas à frente da entidade atuar para "devolver dignidade ao trabalhador" tocantinense. "A nossa preocupação é para colocar em prática os pilares, o que nos motivou na campanha eleitoral. Fizemos uma campanha mostrando a omissão do Governo do Estado com relação à data-base, progressões, ambientes de trabalho. Buscaremos qualidade de trabalho para o servidor", confirmou. 

De acordo com Oliveira, haverá tratativas para apresentação de nova proposta que ultrapasse a recente concessão de 6% de revisão da remuneração aos servidores, pelo Governo do Tocantins. Elizeu explicou que será feito um estudo detalhado para que assim, possa reuniu-se com o Estado para novas discussões. "Temos várias propostas e vamos estudar, levar ao nosso jurídico para que possamos levar pronto os cálculos. [...] O Governo do Estado deve quase 25 % ao servidor e pagou apenas 6%", frisou. 

O novo presidente do Sisepe tranquiliza os servidores que enfrentam processos judiciais defendidos pelo sindicato. Segundo ele, os processos terão continuidade e se pretende implantar mais escritórios. "Fiquem tranquilos que vamos trabalhar com responsabilidade", afirma Elizeu Oliveira. 

Empossado 

Com processo eleitoral conturbado e judicializado pelo ex-presidente Cleiton Pinheiro, Elizeu foi empossado nessa quarta-feira, dia 1°, após decisão da juíza Silvana Maria Parfieniuk, da 6ª Vara Cível de Palmas. A juíza ressaltou a necessidade da posse e avisou que o Ministério Público Estadual (MPE) será comunicado para eventual procedimento criminal em caso de continuidade de desrespeito às decisões judiciais.

Cleiton Pinheiro comandava o Sisepe desde 2007 e foi derrotado por Elizeu em processo eleitoral no final de 2021. O resultado da eleição foi 51% x 49% a favor de Elizeu Oliveira (927 votos a 884 votos). No entanto, três dias após a eleição, em 13 de dezembro, a Comissão Eleitoral optou por anular votos obtidos em Araguaína, desrespeitando a vontade de 247 sindicalizados que foram às urnas. 

Para anular o resultado de Araguaína, a Comissão Eleitoral alegou que os oposicionistas haviam pedido a anulação da votação em Araguaína. O que a chapa “Por um Novo Sisepe”, encampada por Elizeu Oliveira, pediu, no entanto, foi a substituição de mesários do pleito na cidade antes da votação ocorrer, algo que foi negado pela Comissão Eleitoral. A solicitação teria sido feita porque os mesários da cidade eram parentes de primeiro grau de um candidato a diretor regional da chapa de Cleiton Pinheiro - mãe e duas irmãs.

Cleiton Pinheiro continuou impetrando recursos para impedir a posse de Elizeu, mas não obteve êxito até então, acumulando derrotas na Justiça. 

Perfil 

Elizeu Oliveira, 46 anos, é formado em Administração de Empresas pela Unip e pós-graduado em Ciências do Trânsito. Em 2012 prestou concurso, foi aprovado, e tomou posse em 2016 ao cargo de Inspetor de Serviços Fiscais, estando lotado na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). É casado e pai de quatro filhos. 

Em 2018 Elizeu Oliveira disputou a eleição do Sisepe na condição de vice na chapa que, na oportunidade, era encabeçada por Ana Cibele. Naquela eleição a chapa não obteve êxito na disputa com Cleiton Pinheiro que foi reeleito presidente. Já neste último processo eleitoral, Elizeu encabeçou chapa e saiu vitorioso. Segundo o presidente, a omissão do Governo do Estado em pagar data-base, progressões, e em resolver a falta de infraestrutura a servidores o motivou a continuar lutando pela presidência. "A gente pôde sentir na pele”, concluiu.