Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Anderson Vaz

A poética musical do jornalista, radialista, escritor e compositor Tião Pinheiro e a arte de Júlia d´Paula se juntam em uma tarde-noite de autógrafos do livro “Amorosamente” e início das comemorações de dez anos de pintura da jovem e talentosa artista plástica.

Será nesse sábado, 4, das 16h às 20h, no espaço Júlia d´Paula Belas Artes e Galeria, localizado na Quadra 604 Sul, Alameda 06, N 47, na rua do Colégio Militar. O ingresso será 1 kg de alimento não perecível para doação à Fazenda da Esperança Feminina de Palmas.

O evento terá participações especiais de Genésio Tocantins, Dorivã, Nacha Moretto, Jorge Menares, Diomar Naves, Josafá Miranda, Bell Gama e A Barraca (Cinthia, Cleuda, Iva e Ana Kamila).

Será uma ótima oportunidade para conhecer a galeria e o trabalho de Júlia d´Paula em uma exposição que está sendo montada com as várias fases de sua criação desde o primeiro quadro ao estágio atual, que revela uma incrível evolução e amadurecimento artístico, bem como para conhecer e adquirir o sexto livro de poemas de Tião Pinheiro.

Os artistas

Filha de advogados, Júlia d´Paula (Júlia De Paula Proença Pontes), nasceu em 2008, em Palmas, tem 13 anos, é estudante e, desde os dois anos, demonstrou especial interesse por atividades culturais.

Aos quatro anos já fazia pintura, dança (ballet, jazz e ginástica rítmica) e música (flauta, violão e piano). Aos seis anos adotou o nome artístico de Júlia de Paula e desde os dez anos se tornou a Júlia d´Paula.

Em 2014, iniciou o primeiro curso de arte infantil na Imaginarte.

Em 2016, realizou a sua primeira exposição individual, “Meus 8 anos”, na sede da OAB-TO, em Palmas, sob a curadoria das artistas Edinéia Avancini e Marcella Lira

Em 2017, conheceu os atuais professores de pintura e desenho, o casal Helena e Orlando Santos, da Escola Loja Das Artes.

Em 2019, fez o curso de artes da Fundação Cultural De Palmas, onde conheceu o professor e artista plástico Ronan Gonçalves.

Ainda em 2019, conheceu a artista Elsa Elvas, com quem realizou o sonho de inaugurar sua Galeria e a sua 2ª exposição individual, batizada de “Meu Pincel Não É Criança”.

Em dezembro de 2021, sua tela “Ipês Do Tocantins” venceu o V Salão Palmense de Novos Artistas, na categoria Infanto-Juvenil da Fundação Cultural de Palmas.

E foi neste mesmo mês que aconteceu o encontro de Júlia com o jornalista, radialista, escritor e compositor Tião Pinheiro, que, impressionado e encantado com o trabalho dela, escolheu as telas “O Banco”, “Dueto” e “Amorosamente” para ilustrar o livro de poesias “Amorosamente”, lançado em março de 2022.

A partir de então, iniciaram uma amizade seguida de parceria profissional, bem explícita nessa terceira exposição individual de Júlia d´Paula a ser aberta em agosto deste ano com o nome provisório de “Amorosamente” e que conta com o incentivo, admiração e crítica de Tião Pinheiro e a curadoria de Helena Santos em mais uma oportunidade para se conhecer toda a arte dessa jovem e talentosa artista tocantinense que se despede da infância e se revela com temáticas variadas pintando pessoas, animais, personagens, paisagens, flores, releituras, dentre outras.

Para atender ao crescente interesse pelos quadros da artista, o Sebrae está fazendo um plano de negócios e, em breve, as suas telas serão precificadas e comercializadas.

Tião Pinheiro é goiano de Monte Alegre de Goiás com 44 anos de jornalismo, seis livros de poemas publicados (Janelas, Vôo Esperança, Calundu, De sonhos e de construção, Alma Leve e Amorosamente), três discos lançados (Chave, Lugares e Alma Leve) e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, o franco-argentino Jean Pierre Noher, os trios Yucatan e Tropical, Paulinho Pedra Azul, Thales Jr e Maria Eugênia.

É formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Master em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo – hoje Instituto Internacional de Ciências Sociais (SP).

Membro das Academias Tocantinense (ATL), Palmense (APL), de Letras e Artes do Nordeste Goiano (Alaneg) e da UBE-GO (União Brasileira de Escritores-Seccional Goiás), Tião tem títulos de cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de honra ao mérito de Barra do Garças-MS.

Ele foi o autor regional indicado para o vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2013/2 com “De sonhos e de construção” (poemas-2008). Em 2015 foi o autor regional homenageado no 9º Salão do Livro do Tocantins juntamente com o cartunista e autor da Turma da Mônica, Maurício de Souza. Sua literatura já foi objeto de estudos, homenagens e montagens cênicas em escolas, universidades e companhias de São Paulo (SP), Goiás, Tocantins e do exterior.

Em 2019 deu nome e foi o primeiro a receber o Troféu Tião Pinheiro de Jornalismo do IV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela da Fundação Cultural de Palmas, entregue anualmente a destaques da comunicação. Em 2020 deu nome ao Espaço Livro e Leitura da 39ª Semana da Cultura de Porto Nacional e 3ª Feira Literária Portuense. Tião já recebeu inúmeros prêmios no Jornalismo, na Literatura e na Música.

E com esse livro “Amorosamente”, ele dá início ao seu mais novo projeto – “Tião Pinheiro – De amor e de afeto”, que, como já falamos, inclui também um novo disco com parceiros de vários estados e do Exterior, shows e outras ações que evidenciam o fazer cultural dele e de tantos outros.