Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

O Dia Nacional da Imunização é lembrado nesta quinta-feira, 9, e para chamar a atenção da população sobre a importância de um calendário vacinal em dia, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) da Prefeitura de Palmas promove dez horas de vacinação em diversos pontos da Capital, com o apoio do Busão Itinerante do Mais Saúde. Confira a programação abaixo. 

Os vacinadores da Semus farão a aplicação das doses das vacinas da Covid-19, Influenza e a tríplice viral (que combate a caxumba, rubéola e o sarampo). Para receber a imunização, é necessário apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão de vacina e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Semus informa que as doses dos imunizantes da Covid-19 estão liberadas para o público a partir dos 12 anos de idade, durante o Busão Itinerante. A Semus reforça que também está liberada a quarta dose para trabalhadores da saúde e o público com mais de 50 anos e a terceira dose para o público de 12 a 17 anos. 

A vacinação contra a gripe está disponível para a população acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

A vacina da tríplice viral, por sua vez, é voltada para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a quatro anos de idade.

Conquistas

Além da ação para a data, Palmas celebra uma série de conquistas no Dia Nacional da Imunização. Dentre elas, ser uma das 12 capitais brasileiras a ter uma Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), que possibilita a ampliação do espaço para armazenamento dos imunobiológicos utilizados pelas 34 salas de vacinas das unidades de saúde do município e ainda nas Unidades Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital e Maternidade Dona Regina.

Inaugurado em julho do ano passado, o local conta com cinco câmaras refrigeradas específicas para o armazenamento dos imunobiológicos, como preconiza o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Também possui um furgão refrigerado para transporte desses imunobiológicos, que garante qualidade dos produtos distribuídos.

Outra conquista alcançada pela Semus foi a capacitação dos trabalhadores da Saúde para a imunização em massa na Capital. De janeiro do ano passado até o momento, mais de 520 mil doses das vacinas contra a Covid-19 foram administradas. 

O Busão do Mais Saúde também possibilitou grande adesão à imunização na Capital durante a pandemia. Com mais de 30 mil doses administradas durante ações itinerantes em Palmas, o Busão garantiu que a população tivesse mais facilidade ao acesso à vacinação, para além da programação das Unidades de Saúde da Família (USFs), principalmente às pessoas que residem em locais mais afastados. 

Para Hugo Botelho, gerente da Cemurf, essas conquistas demonstram a preocupação da Prefeitura de Palmas em garantir a imunização para todos. "Com essas ações oportunizamos o acesso à  vacinação a todos e, com isso, a da caderneta de vacinação em dias. Assim reforçamos a proteção contra doenças para uma sociedade mais saudável", afirma o profissional.

Programação

9h às 10h30 - Ao lado das Lojas Economia em Taquaralto 

> 11h às 12h30 - Em frente ao Supermercado Duda no Jardim Aureny III

> 13h às 14h30 - Em frente à Farmácia Biovida na Arse 112 (1.106 Sul) 

> 15h às 16h30 - Avenida JK em frente à sede da Prefeitura de Palmas

> 17h às 19h - Praça dos Povos Indígenas