Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Com o objetivo de identificar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Palmas realiza no sábado, 11, na Arse 131 (1.304 Sul), um ‘Mutirão de Visitas Domiciliares e Comerciais’. Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), órgãos e entidades parceiras, a ação ocorrerá das 8 às 12 horas, e pretende levar aos moradores e comerciantes da quadra orientações e informações sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor de doenças graves como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

A ação busca também conscientizar os moradores sobre o importante papel de cada um no combate e prevenção ao Aedes aegypti, uma vez que, conforme levantamento efetuado pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Semus, o vetor está presente nas residências. Serão visitadas 791 residências, 10 comércios, 74 terrenos baldios e 11 outros tipos de imóveis, num total de 886 imóveis.

“Estamos empenhados e unidos no combate ao Aedes e contamos com a participação essencial dos moradores”, observa o secretário municipal da Saúde, Thiago Marconi, ao ressaltar que a batalha contra o mosquito será vencida com a mudança de hábitos de todos. A Semus solicita aos moradores que abram suas casas e seus comércios para as equipes compostas por servidores da UVCZ, agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores da Semus, fiscais da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), homens do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e servidores da Secretaria Municipal da Infraestrutura.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Maressa Castro, a ação será essencialmente educativa. Ela observa, contudo, que durante as visitas haverá recolhimento dos possíveis criadouros do Aedes aegypti. Maressa destaca que o mutirão é uma das estratégias que estão sendo utilizadas no combate ao Aedes. “Temos trabalhado com visitas domiciliares, ingressos forçados em imóveis fechados; blitzen educativas e atividades educativas em unidades escolares.

Boletim

Segundo dados do Monitoramento Semanal das Arboviroses Semus, da primeira semana de janeiro deste ano até 28 de maio, foram notificados em Palmas 17.362 casos suspeitos de dengue e, ainda, 2.906 casos de chikungunya, 441 de zika vírus e seis de febre amarela. O monitoramento informa que, dos casos notificados, foram confirmados 7.365 pacientes com dengue e 879 com chikungunya. Não há confirmação de zika vírus e febre amarela. 

10 minutos

A Semus reforça a importância do envolvimento da população no combate ao Aedes com o controle e limpeza de suas casas, informando que basta o morador reservar 10 minutos por semana para fazer a limpeza de possíveis criadouros em sua casa. 

Como prevenir?

De acordo com a UVCZ, a principal forma de prevenção é acabar com o mosquito. Para isso é preciso manter o domicílio sempre limpo e eliminar os possíveis criadouros (recipientes com água parada). Especial atenção deve ser dada às calhas (que não devem estar obstruídas, pois acumulam água e podem virar criadouro de mosquito); caixas d’água (que devem estar sempre bem fechadas); ralos (devem ter tela); e ainda, recipientes como garrafas, potes, vasos de plantas e outros que possam acumular água.

Outras medidas podem ajudar, embora sejam menos importantes que o controle do ambiente: roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporciona alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo, mas têm ação limitada. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, a exemplo dos bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.