Sob a coordenação do Sistema Integrado de Operações (SIOP), representantes das forças de segurança do Estado do Tocantins reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 9, no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins para prosseguir com a elaboração do Plano Estratégico Integrado de Segurança Pública para a festividade do Senhor do Bonfim.
A tradicional festa religiosa só acontece em agosto, mas a retomada do evento no formato 100% presencial, após dois anos de pandemia, foi um dos fatores que levou o Siop a se preparar com antecedência para atuar na festividade deste ano, conforme explicou o diretor do órgão, Ricardo Real.
“Na festa de 2019 nós tivemos um público estimado de 500 mil pessoas e esse ano pode ter um número superior a esse, já que as pessoas estão motivadas a participarem de eventos presenciais. Então nós já estamos andando com o planejamento estratégico, que já está bem adiantado, para que todas as pessoas que venham participar da festa possam fazer isso de maneira segura”, ressaltou o diretor do Siop.
As polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros são algumas das instituições que já fizeram adesão ao Plano Estratégico Integrado. Outras instituições como o Departamento de Trânsito (Detran), Secretaria de Turismo do Município de Natividade e a Energisa também já fizeram adesão, mas, conforme o diretor do Siop, outros órgãos também poderão ser convidados a integrar o Plano.