Artistas de diversos municípios como Santa Rosa, Silvanópolis, Monte do Carmo, Porto Nacional e Distrito de Luzimangues, se revezaram no palco para mostrar a cultura tocantinense de resgate ao folclore. Nesta primeira edição da Mostra Folclórica e Folias, mais de 15 apresentações abrilhantaram o evento. Tambores, caixas e violas são alguns dos instrumentos utilizados.
Ronivon Maciel prestigiou a apresentação e disse que é gratificante receber artistas das cidades vizinhas, que se juntaram aos da cidade. "Com certeza esse evento nos enriquece, pois sabemos da importância da tradição das folias e músicas folclóricas. Proporcionar essa oportunidade a todos os portugueses e, de fato, uma grande satisfação. Agradeço de forma especial a cada um dos participantes, incentivar nossa cultura é nosso maior objetivo", destacou.
Os Gêneros apresentados foram Caixa, Catira, Palma, Roda, Sapateado,Tambor, Vênia, Viola. Assim, cada artista e grupo de folia reapresentou umas das formas de manifestação cultural com as músicas.
O secretário municipal do Cultura e do Turismo, Fernando Roberto Windlin, também agradeceu a gestão e os participantes, lembrando que “o desenvolvimento e o incentivo da cultura são fundamentais. É uma honra estar à frente da organização dessa primeira mostra de músicas folclóricas e foliões de Porto Nacional. Nosso objetivo é fomentar e proporcionar interação entre os grupos", ressaltou.
O folião e violeiro Alan Tavares Lima ressaltou que o festival oportuniza a manifestação da cultura. "Estamos muito felizes por participar do evento e pela valorização da gestão à nossa cultura", frisou.
Os grupos se apresentaram de forma livre, com as devidas músicas e caracterização. O folião Romário Ribeiro Barros parabenizou toda a equipe da prefeitura pela linda festa. "Todos nós portuenses estamos muito felizes. Essa primeira mostra nos emociona, pois é uma realização, além disso, Porto Nacional é o berço cultural das nossas tradições", finalizou.
A programação da 41ª Semana Cultural de Porto Nacional segue até domingo, 19, com uma agenda diversificada.