Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, terá uma agenda voltada a mostrar as potencialidades do município de Gurupi para representantes de países árabes que farão uma visita à cidade nos próximos dias 22, 23, 24 e 25 de junho. A vinda destes representantes é fruto de idas de Josi e sua comitiva até Brasília, em busca de investimentos para Gurupi. Em setembro do ano passado, Josi Nunes esteve em reunião na Embaixada do Egito, quando foi recebida pelo Embaixador do país no Brasil, Wael Aboulmagd. Na ocasião, a prefeita já discutiu assuntos importantes para futuras parcerias entre nossa região e o país.

Agora, os anfitriões serão os gurupienses que devem receber Cônsules e os Conselheiros Comerciais já em busca de viabilidade de um possível acordo comercial. “Quando visitamos as embaixadas, o Embaixador do Egito manifestou grande desejo em comprar Tilápias, ração de Tilápias e buscar tecnologia de pescado que temos por aqui, para levar para o Egito. Então, desde aquela época estamos investindo em uma cadeia produtiva de piscicultura que foi muito bem aceita pelos produtores que já produzem este e outros peixes, aqui na região. Então, vamos mostrar o que nós temos, inclusive o início dessa nossa cadeia produtiva de pescado”, explicou Daniella Vitorino Prudente, diretora de Indústria e Comércio de Gurupi.

A razão principal da visita dos árabes será a piscicultura, mas a prefeita pretende também mostrar outras potencialidades do município que podem se tornar futuros interesses dos egípcios. “Vamos levar esta comitiva para conhecer alguns pecuaristas e produtores rurais da região, já que eles hoje são um mercado consumidor muito grande de gado vivo, de milho, de sorgo e ainda compram muita soja e ração de pescado. Sabendo disso, vamos mostrar produtos que eles já comercializam do Brasil e que a gente tem aqui na nossa região de Gurupi e região sul do estado. Eles têm algumas especificações que podemos nos adequar. E isso é importante porque trará investimentos e geração de empregos para nossa cidade e estamos prontos para isso,” disse a prefeita Josi Nunes.

A região de Gurupi e em torno atualmente possui: um Abatedouro de peixes que abate por volta de 300 kg por dia com selo municipal de qualidade; ainda há dois Frigoríficos de peixes próximos a cidade que possuem selos do Serviço de Inspeção Federal (SIF); um Frigorífico Bovino (Cooperfrigu) que já exporta para mais de 100 países, inclusive com o tipo de corte específico chamado Halal aceito pelos muçulmanos; uma das maiores plantações de arroz do norte do país, tendo cerealistas de beneficiamento do arroz cultivado na região. Além disso, o município é hoje uma das maiores cidades que beneficia arroz, em comparação com todo o norte do país.