Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

 No futsal feminino, a final ficou com os Colégios Estaduais Guilherme Dourado (Araguaína) e Professor José Carneiro Brito (Tocantinópolis)

No futsal feminino, a final ficou com os Colégios Estaduais Guilherme Dourado (Araguaína) e Professor José Carneiro Brito (Tocantinópolis) Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira  No futsal feminino, a final ficou com os Colégios Estaduais Guilherme Dourado (Araguaína) e Professor José Carneiro Brito (Tocantinópolis) No futsal feminino, a final ficou com os Colégios Estaduais Guilherme Dourado (Araguaína) e Professor José Carneiro Brito (Tocantinópolis)

Aproximadamente 1.200 estudantes das redes pública e privada participaram, de 22 a 26 de junho, em Palmas, da etapa estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Atletas da categoria 15 a 17 anos representaram diversos municípios do Estado na fase final dos jogos em 12 modalidades esportivas individuais e coletivas. 

Neste final de semana, as equipes demostraram um bom nível técnico e os jogos definiram os campeões nas modalidades coletivas de: basquete, voleibol, handebol, futsal e ciclismo. Equipes masculinas e femininas disputaram os jogos em escolas da Capital.

Basquete

Dez grupos buscaram o título no basquete masculino. O primeiro lugar ficou com a equipe do Colégio Interação Vozes Ativas, seguida pelo Colégio Estadual GTI Rachel de Queiroz e pelo Colégio Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, todos de Palmas. 

Quatro times disputaram no basquete feminino, destacando-se em primeiro lugar a equipe do Colégio Municipal Anne Frank. Já a segunda posição no pódio foi garantida pelo Colégio Estadual GTI Rachel de Queiroz, e, o terceiro lugar ficou com a Escola Municipal Maria Júlia. As três equipes premiadas são de Palmas.

Voleibol

No voleibol masculino, dez grupos se enfrentaram. A equipe de Tocantinópolis, representante do Colégio Estadual Dom Orione, se saiu melhor e conquistou o primeiro lugar. A segunda e a terceira posição ficaram, respectivamente, com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Araguatins e Colégio Estadual João Tavares Martins, de Araguaçu. 

Oito equipes entraram em quadra no voleibol feminino. O topo do pódio foi conquistado pelo Colégio COC de Palmas, seguido pelo Colégio Santa Cruz, de Araguaína, e pelo Colégio Estadual Justino de Almeida, de Taguatinga. 

Handebol

No handebol masculino, nove equipes se enfrentaram e a melhor posição ficou com a Escola Estadual Deputado José Alves de Assis, de Araguaína. A segunda colocação foi garantida pela Escola Estadual Rachel de Queiroz, de Palmas, e o terceiro lugar foi para o Colégio Estadual da Polícia Militar do Tocantins – La Salle, de Augustinópolis.

As garotas do handebol disputaram o título entre seis times, sagrando-se campeã a equipe do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, seguida pelo Colégio Interação Vozes Ativas, de Palmas, e pelo Colégio Estadual Eurico Mota, de Xambioá.

Futsal

Uma das modalidades coletivas mais concorridas, o futsal masculino foi disputado entre 14 equipes. A melhor posição foi alcançada pelo time de Praia Norte, representante da Escola Estadual Genésio Gomes. A Escola Estadual Castro Alves, de Santa Fé do Araguaia, e o Colégio Agropecuário de Natividade conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

Não menos disputado que a categoria masculina, no futsal feminino 14 equipes entraram em quadra. O time do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, levou a melhor e conquistou a primeira posição. O Colégio Estadual Professor José Carneiro Brito, de Tocantinópolis, garantiu o segundo lugar e o Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, de Esperantina, ficou com a terceira posição nos jogos.

Ciclismo

No ciclismo masculino, dez atletas de seis cidades disputaram as baterias no Kartódromo de Palmas.  A equipe de Porto Nacional conseguiu o maior número de pontos, com destaque para o atleta Otávio Queiroz de Souza, do Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva. 

Categoria 12 a 14 anos

A final da categoria 12 a 14 anos será realizada no período de 3 a 8 de outubro, também na Capital, com a participação dos estudantes vencedores das etapas regionais.