Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Vinicius Aguiar

Foto: Vinicius Aguiar

Os pacientes que necessitam de cateterismo pediátrico no Tocantins têm acesso rápido aos procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Estado zerou a fila de espera por este tipo de procedimento. O último paciente a ser atendido foi o pequeno João Miguel de Cardoso de Souza, de dois anos, que recebe acompanhamento pelo SUS desde que nasceu. Ele realizou seu cateterismo pediátrico, na última quinta-feira, 23, no Hospital Dom Orione, em Araguaína. Segundo relatos da mãe, Luana Paula Cardoso Ribeiro, moradora de Paraíso do Tocantins, ele já se encontra em casa e bem. 

João Miguel é uma das 99 crianças que passaram por procedimentos de cateterismo pediátrico custeado pelo Governo do Tocantins entre 2020 e 2022. Um avanço na assistência às crianças, com economicidade de recursos e redução do tempo de espera, pois os procedimentos são feitos dentro do Estado, em unidades públicas. Os dados são da Central Estadual de Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

Para a mãe Luana Paula Cardoso Ribeiro a realização dos procedimentos no Estado traz comodidade e segurança, “fizemos o procedimento em Araguaína, com todo apoio, três dias de internação e agora já estamos em casa, tudo muito rápido e organizado”, disse a mãe.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, a organização de serviços de alta complexidade é uma atribuição do Estado, além de apoiar a rede de atenção municipal. “O Governo do Tocantins tem trabalhado para fortalecer a rede de assistência no Estado e nos municípios, a realização de procedimentos complexos como os cardíacos dentro das unidades públicas do Tocantins é um avanço e uma garantia de atendimento aos nossos pacientes, que agora não necessitam sair para outras regiões, para ser atendido”, ressaltou o gestor.

Serviço

Os pacientes com necessidades de cateterismo de urgência têm seus procedimentos realizados em Palmas e Araguaína, dependendo do local em que estiverem ou residirem reduzindo tempo de deslocamento e gastos. Os procedimentos eletivos são feitos no Hospital Dom Orione, em Araguaína; e no Hospital Geral de Palmas, na Capital. Os pacientes seguem um fluxo obedecendo a fila da Central Estadual de Regulação.

Além desses procedimentos, as crianças no Tocantins têm acesso às cirurgias pediátricas abertas realizadas no Hospital Municipal de Araguaína, na Ala Infantil do Hospital Geral de Palmas (HGP), e as cirurgias hemodinâmicas no Hospital Dom Orione, também em Araguaína e no HGP.

Cateterismo pediátrico

O cateterismo cardíaco infantil é um exame invasivo indicado para avaliar a anatomia e o funcionamento do coração, além de ser possível corrigir vários problemas durante o procedimento, sem a necessidade de cirurgia cardíaca de peito aberto.