Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação/SES-TO

Foto: Divulgação/SES-TO

Mais 70 pacientes da fila da Central Estadual de Regulação foram atendidos nos últimos quatro dias, em sete hospitais estaduais, em mutirões de cirurgias eletivas do Governo do Tocantins por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), o Opera Tocantins, que realiza procedimentos eletivos nas unidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). O programa dá incentivo financeiro para as equipes atenderem a população, fora dos plantões de rotina.

“Este projeto tem levado esperança, saúde e qualidade de vida para milhares de tocantinenses. Toda semana alinhamos as ações, para que as cirurgias sigam em ritmo acelerado, pois quem tem problema de saúde precisa de solução. Para a realização das cirurgias, há uma força tarefa de todas as equipes da Secretaria, para que elas ocorram de forma coordenada e de forma descentralizada”, afirmou o titular da SES-TO, Afonso Piva de Santana.

A intensificação das cirurgias eletivas por meio da descentralização iniciou há 60 dias e neste período, somente o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) realizou 100 procedimentos. Railza Lustosa, morada de Luzimangues, foi a centésima paciente e falou sobre o acolhimento. “Estava há seis anos na fila e graças a Deus consegui fazer minha cirurgia por meio do Opera Tocantins e só tenho a agradecer ao Governo do Estado por este programa e a toda equipe que me acolheu muito bem, aqui em Porto Nacional”.

O diretor geral do HRG, Fernando Mota, afirma que “a realização de cirurgias eletivas tem grande importância, pois propicia aos pacientes na região sul, um atendimento de qualidade e a realização do procedimento tão esperado. Temos recebido todo o apoio do governador Wanderlei Barbosa e do secretário Afonso Piva, para zerar as filas de espera das cirurgias, o que demonstra que neste Governo este assunto é de grande relevância”.

Procedimentos

Na sexta-feira, 23, foram realizados seis procedimentos no Hospital Regional de Guaraí e oito no Hospital Regional de Augustinópolis; já no sábado, 24, foram feitas 10 cirurgias no Hospital Regional de Porto Nacional, oito no Hospital Regional de Xambioá, cinco no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins e oito no Hospital Regional de Gurupi. No domingo, 25, também foram realizados 10 procedimentos em Gurupi.

Na segunda-feira, 26, são seis procedimentos no Hospital Regional de Miracema, seis no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins e três no Hospital Regional de Gurupi.