Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Brenda Ramos

Foto: Brenda Ramos

A Operação Festa Junina, realizada pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) aprovou 72,5% dos produtos nos testes laboratoriais, durante os ensaios metrológicos que aconteceram na quarta-feira, 29. A ação fez parte do Plano de Trabalho e das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A agência, que é o órgão delegado no Tocantins, realizou a operação, que teve por finalidade de coletar amostras de produtos típicos comercializados para verificar se estavam dentro das normas estabelecidas por lei.

Para isso, foram testados produtos de oito marcas. Amendoim, coco ralado, massa para tapioca, canjica branca, flocão, pé-de-moleque, flocos de milho e milho para pipoca foram os produtos ensaiados nos laboratórios da Metrologia Estadual.

Somente uma das marcas aferidas apresentou divergência durante a pesagem e o produto pé-de-moleque foi reprovado nos ensaios laboratoriais.

Para a realização dos testes metrológicos, foram recolhidos produtos para as tradicionais festas juninas. Todos foram pesados e registrados em balança própria da Metrologia Estadual. Os testes contaram com a presença de representantes de fabricantes, que acompanharam os trabalhos da equipe técnica da AEM.

Para o presidente da pasta, Rérison Castro, a Operação Festas Juninas é uma garantia que o consumidor tem em pagar somente pelo peso indicado nas embalagens dos produtos. “Trabalhamos para assegurar a concorrência leal e para priorizar as boas relações de consumo. O resultado mostra que os fabricantes têm, cada vez mais, cuidados em seguir as normas e respeito ao cliente”, informa o presidente da AEM.

Operação Festas Juninas

A Operação Festas Juninas faz parte do Plano de Trabalho e das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No período de 7 a 10 de junho, os técnicos da Metrologia Estadual visitaram estabelecimentos comerciais em Palmas para o recolhimento dos produtos típicos para as festas juninas. Para as amostras, foram selecionados produtos de variados tamanhos e marcas diferentes e, atendendo à normativa do Inmetro, foram recolhidas treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem foram acompanhados pelos fabricantes, que foram informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.